Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nerd, sim, e com orgulho!

Nerd, sim, e com orgulho!

20/05/2013 Marcelo Forlani

Até pouco tempo, ser nerd era algo negativo, um tipo de comportamento que só rendia gozação por parte dos outros.

Ler gibis e jogar videogames eram coisas de criança. Passar o dia sentado na frente do computador? Que sacrilégio! Vestir fantasia para uma partida de RPG, então, era assinar o atestado de óbito social. No entanto, isso vem mudando.

De suas garagens, nerds como Steve Jobs e Bill Gates montaram impérios e ficaram bilionários. Nos cinemas, estudiosos como Steven Spielberg viraram sinônimos de bons filmes e grandes bilheterias. E, enfim, as histórias em quadrinhos, que tanta gente nem queria chegar perto, passaram a ser a principal fonte de inspiração para Hollywood.

Vivemos hoje em novos tempos. Os nerds de ontem são os líderes de hoje, e usufruem do todo o estudo e o foco que só eles sabem dedicar a um assunto para criar os produtos que toda uma geração quer ter em mãos o quanto antes. São eles que fazem os filmes que levam multidões aos cinemas e movimentam centenas de milhões de dólares nos lançamentos de jogos para videogames, hoje a maior indústria do entretenimento.

Este domínio financeiro, logicamente, reflete também na mudança de comportamento. Hoje é possível ver nas ruas meninas vestindo camiseta do Guerra nas Estrelas (Star Wars) e fazendo filas para ver filmes de fantasia, como O Hobbit, com o mesmo interesse dos rapazes. E, para acabar de vez com qualquer problema dos nerds, surgiu o sinônimo, com ar menos pejorativo, por vezes, até descolado: geek.

Agora, quem tem uma estante cheia de “bonequinhos”, usa sua TV de dezenas de polegadas para jogar o último game e curte zumbis está “in”. Ser nerd sempre foi gostoso. Ser nerd é se importar com algo a ponto de querer saber tudo sobre aquele assunto, mas, também, compartilhar este conhecimento. Por isso que ser nerd nunca foi tão bom quanto agora.

*Marcelo Forlani é fundador e editor do Omelete, maior portal de cultura e entretenimento Geek do Brasil.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula