Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

5 dicas para não cair na mesmice da dieta

10/06/2013 Roberta Stella

Quem está com excesso de peso, normalmente, ao pensar que precisa fazer dieta se desespera e sente até arrepio.

Não tem erro: quando paramos para imaginar o período da “dieta” é quase que nos imaginar em um retiro alimentar.

Na verdade, é isso mesmo quando falamos das tais dietas da moda que é só passar o inverno para começar a sermos bombardeados com um novo milagre que retira um alimento ou nutriente.

O certo é que para mudar o hábito alimentar e emagrecer não precisa ficar apenas no peito de frango grelhado e salada. Siga as cinco dicas abaixo e veja como fazer dieta de forma saborosa:

1. Frutas: Utilize frutas com especiarias para dar um up no sabor. Para quem consome muita gordura e açúcar refinado, passar a comer frutas pode ser estranhar o sabor e não se motivar a continuar. Para dar mais sabor às frutas, cozinhe ou asse as frutas com especiarias como a canela, o cravo da índia ou aniz estrelado.

2. Salada: comer salada pode ser uma aventura e tanto para quem entorta o nariz só de olhar para as verduras. Mas, é possível fazer a salada que vale uma refeição. Acrescente um molho light (no mercado já há vários com baixa caloria), peru defumado, ricota amassada e temperos naturais como o manjericão. Fazendo com folhas variadas é possível ter mais sabor.

3. Carnes: não precisa comer somente peito de frango grelhado para emagrecer. O importante é variar o tipo de carne e como prepara. Por exemplo, alterne, entre os dias da semana, a ingestão de carne bovina, aves e peixes. Faça refogado com legumes ou assado com ervas naturais.

4. Água: Beber água é importante para a vida! Na dieta, ajuda a retardar a fome e deixa o corpo bem hidratado. Se não tem o costume de beber água, em uma jarra coloque frutas (legumes em rodelas, ou laranja em fatias ou ainda, pedaços de abacaxi) com cravo ou anis estrelado. A água pegará o sabor deles e ficará mais saborosa e sem calorias!

5. Legumes: não precisa ser somente cozido no vapor para conseguir emagrecer! Legumes grelhados, assados ou refogados dão uma textura diferente e estimulam mais a variar o cardápio.

Fazer uma reeducação alimentar pode ser mais saboroso se permitirem a tentar e, principalmente, a superar mitos radicais entre as pessoas que desejam eliminar peso. A cozinha poderá ser divertida se você se propor a mudar e ir mais além do famoso “frango-grelhado-e-salada-para-emagrecer”.

*Roberta Stella é nutricionista chefe do Portal Dieta e Saúde, braço do Portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques