Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se não amo o meu trabalho….

Se não amo o meu trabalho….

28/08/2013 Lisia Beraldo

Quando escolhemos uma profissão muitas vezes não temos certeza se é exatamente o que queremos.

Ainda jovem temos que decidir qual carreira seguir. Os pais tem um papel influente sobre a nossa decisão e ouvimos frases como: vai passar fome se escolher essa profissão, o mercado já está cheio, escolha outra opção e assim por diante.

Alguns jovens já são determinados e não mudam de opinião.

É muito difícil ter a percepção certa e fazer a escolha que talvez seja pra toda vida.

Não podemos trabalhar só pelo lado financeiro. É importante gostar do que faz, dar significado as suas tarefas, ter dignidade e respeito, contribuir com colegas, dividir conhecimentos, crescer e aprender sempre.

Mas e se aceitei um trabalho e não sou feliz? Tente descobrir qual o lado bom de estar ai. Não fique intransigente porque você pode não enxergar outras habilidades e oportunidades que surgirem a sua frente. Podemos também aprender a gostar de outras profissões. Buscar motivação, vivenciar realizações pessoais, listar as oportunidades que surgiram, tudo isso vai elevar sua autoestima.

Não deixe seus sabotadores internos dizer que você é infeliz com o que trabalha. Essas atitudes negativas vão fazendo você desanimar, adoecer e prejudicar sua saúde física e mental. Provocam obstáculos e cegam nossa inteligência emocional.

Toda experiência é válida. Faça o melhor nesse trabalho até conseguir outro.

Fazemos escolhas o tempo todo. Quando escolhi trabalhar na Beneficiointelectual.com, eu escolhi ser mais feliz e ter mais qualidade de vida.

Procure descobrir o que faz seus olhos brilharem. O que faria até de graça? Pelo que você acordaria cedo todo dia?

Há uma fábula do cortador de pedras que ilustra bem o que estamos falando.

Ao serem consultados sobre o que faziam, três cortadores de pedras tiveram três diferentes respostas. O primeiro respondeu que era pago para cortar pedras e assim fazia. O segundo retrucou que era exímio cortador de pedras, e cortava-as com técnicas especiais. Já o terceiro, visivelmente motivado, respondeu: "Estou construindo catedrais".

E você? Se identificou com alguma resposta? Que outras escolhas tem?



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques