Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A chegada aos 50 anos – a caminho da melhor idade!

A chegada aos 50 anos – a caminho da melhor idade!

17/09/2013 Lisia Beraldo

Outro dia no Facebook eu gostei de uma frase engraçada...

“Acordei...levantei os braços...mexi os joelhos...virei o pescoço...tudo fez: creeeeec.... Conclusão: Não estou velha, estou crocante!”

Por curiosidade olhei a palavra envelhecer no dicionário e fiquei indignada com o que li: tornar-se velho, tornar-se desusado ou inútil, ultrapassado, obsoleto.

Mas eu não me sinto assim! Como eu, existem diversas pessoas que não se sentem velhas, obsoletas,ultrapassadas.

Aos quarenta já vemos os sinais que o corpo já não é mais o mesmo. Cabelo branco, rugas de expressão, flacidez e outros. Aos cinquenta esses sinais somam-se a mais alguns.

Mas a nossa mente não acompanha o corpo. Ainda mantemos em nosso subconsciente aquela vitalidade de antes. Temos como missão de matar o mito que depois dos cinquenta estamos velhos.

Hoje podemos atrasar esse relógio interno cuidando do corpo e principalmente da mente.

Para isso devemos ler muito, praticar exercícios, manter a mente ocupada, ver lugares diferentes, fazer cursos, namorar, dançar, ter curiosidade em aprender coisas diferentes e cuidar da alimentação.

Somos o resultado do que pensamos e vivemos. O poder da mente é a maior ferramenta que dispomos para materializar e alcançar sonhos. Mentalizar, visualizar, traçar planos na conquista de um futuro melhor. Acreditar e ter fé. A nossa conduta em relação à vida é que vai fazer a diferença. Se você quer uma vida com qualidade e envelhecimento saudável seja otimista. Trabalhe seu lado espiritual.

Eu, por exemplo, resolvi criar o site da Beneficio Intelectual e escrever temas que levem as pessoas a refletir sobre como podemos transformar nossos sonhos em realidade, inspirar e motivar a refazer planos e escolher um caminho com mais otimismo e vontade de viver.

Utilize o que o tempo te deu de melhor: a sabedoria. Todos vão envelhecer um dia. E para aqueles que não sabem ver a beleza das rugas, problema deles. A hora de cada um vai chegar. Para cada ano que conquistamos, novos desafios aparecem. Nosso país está precisando mudar o modo de encarar as pessoas maduras e experientes.

E quanto ao dicionário vamos reinventar: envelhecer - torna-se sábio, torna-se cheio de conhecimento, experiente.

Afinal o coração e alma não têm rugas e muito menos o nosso humor. É vivendo que se envelhece. E chegar aos sessenta será uma recompensa!



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça