Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem é você e com quem quer se relacionar?

Quem é você e com quem quer se relacionar?

31/01/2014 Margareth Signorelli

Percebo que muitos coaches e orientadores de relacionamento sugerem que se faça uma lista das características da pessoa com quem queremos nos relacionar.

Vou mais longe e pergunto: Quem é Você? Normalmente as pessoas dizem suas profissões quando alguém as questiona: sou advogado, coach, médica. Não somos nossa profissão, sobrenome ou interesses. Somos nossos VALORES. Os valores que adquirimos no percurso da vida é que nos fazem quem somos hoje e quem seremos amanhã.

Um médico pode ser um tratador, um estudioso, um pesquisador. Um coach pode ser um cuidador, um entusiasta, um incentivador. Um advogado por ser um justo, um defensor. Vamos fazer uma lista mais profunda de quem você é e com quem quer se relacionar.

Prática

- Use a lista de valores abaixo com algumas sugestões ou defina os seus próprios. Escolha os 15 que definem você hoje e indique os 5 mais importantes neste momento da sua vida:

Apreciação; Servir; Estética; Contribuição; Excelência; Romance; Motivar; Influenciar; Ajudar; Ensinar; Construir; Honestidade; Crescimento; Espiritualidade; Ter poder; Entusiasmo; Criar; Integridade; Alegria; Beleza; Elegância; Compaixão; Aprender; Descobrir; Sentir; Guiar; Persuadir; Vencer; Nutrir; Observar; Atrair; Educar; Conquistar; Preparar; Desafios; Viver o presente; Paz.

- Pegue uma folha de papel. De um lado, coloque seus 5 maiores valores e do outro os 5 valores (não características) mais importantes que você gostaria que a pessoa com quem você quer se relacionar tivesse. Coloque estrategicamente em um local que possa visualizar esta lista e rever o que espera de alguém. Pode mudar e repensar.

Isto facilitará muito quando conhecer alguém novo ou estiver começando a se relacionar. Você poderá observar se esta pessoa vai contra ou a favor desses valores que são tão importantes para você. Poupará seu tempo e energia. Imagine se um deles for “Integridade” e você percebe que a pessoa faz dívidas, não se importa com as consequências e nem mesmo com as pessoas que está prejudicando? O que fará a base sólida do seu relacionamento serão os valores com os quais ele será construído.

Muitas pessoas reclamam de seus relacionamentos e dizem: “Mas não temos os mesmos interesses, então, nosso relacionamento não pode dar certo”. Saiba que os interesses podem ser diferentes, mas ancorados nos mesmos valores. O que importa são os valores.

Entendendo melhor quem você é, de acordo com a sua essência, o ajudará a fazer a lista de características da pessoa com quem pretende se relacionar baseada no mesmo princípio, e não mais na superficialidade. Seguindo estes princípios, você perceberá que olhos azuis e 1,80m serão menos importantes do que honestidade, sensibilidade, companheirismo e muitos outros valores que, somados aos seus, comporão o relacionamento dos seus sonhos.

*Margareth Signorelli é Coach de Relacionamento e terapeuta EFT (Emotional Freedom Techniques).



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula