Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pessoas

Pessoas

05/02/2014 Marco Aurélio Marinho de Melo

Num dia comum, a personagem dessa crônica, assim como qualquer um, tem um sobressalto de consciência que a faz repensar no porquê das pessoas aparecerem e sumirem das nossas vidas.

As mãos foram lançadas ao bolso da calça rapidamente. As balas, que ele acabara de comprar, não estavam mais lá. Ele não conseguia lembrar se as havia chupado. Fechou os olhos e tentou apurar o paladar, mas não sentiu resquícios do gosto da bala, e teimoso, passou o dedo disfarçadamente entre as gengivas. Nada. Olhou desconfiado com o canto do olho para o senhor sentado no ponto de ônibus. Também lembrou de passar os olhos no chão. Nem um papel de bala. Nada além de nada. Mas enfim, chupadas ou não, elas não estavam mais com ele.

"Eram apenas algumas balas, mas e se fosse o dinheiro da minha passagem, como eu voltaria para casa? E se fosse a mochila, como eu encontraria todas as minhas coisas?" Ele se perguntava.

Do nada, melhor, do tudo, ele se viu pensativo, confuso, e de certa forma, meio cabisbaixo. Não era porque ele havia perdido as balas, menos ainda por não se lembrar se as chupou. Surpreendentemente, não foi por essas perguntas materialistas também. O buraco era mais fundo, e quando mais ele cavava, mais ele caía. Porém, inconscientemente, ele previa: de tanto cavar, em algum lugar irei chegar.

"Será que também é desta forma que perdemos pessoas? O dinheiro está no meu bolso, e mesmo que por pouco tempo, ele é considerado meu. Mas, e as pessoas?" Assim, começou a pensar.

"As pessoas andam, falam e pensam. Será que realmente as queremos deixar ou simplesmente as perdemos?"

Ele pensou em tudo que viveu e as pessoas que teve por perto e, na maioria dos casos, não viu muita razão por ter deixado certas pessoas para trás.

Mas, por fim, entendeu que como o dinheiro, pessoas circulam e acabam, ora ou outra, fazendo parte de vidas alheias. Também notou que o dinheiro possui valores diferentes, e que deveria preservar aquele que mais o agradava. Já no fio da meada, pensou: "Às vezes, tudo o que preciso é de dois reais para fazer um lanche, mais em outras ocasiões, posso precisar de muito dinheiro para comprar uma casa e me abrigar".

Ele não tinha a intenção de comparar um pedaço de papel com algo tão complexo e magnífico como os seres humanos. Foi apenas uma metáfora que o fez entender. "Agora sei muito bem que pessoas vêm e pessoas vão."

E, felizmente, com um pouquinho de Pequeno Príncipe que havia dentro de si, respirou fundo e sussurrou:

- Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

A fumaça do ônibus o fez tossir, e desta vez, pelo menos desta vez, ele o deixou passar.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça