Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um Dia da Água sem água

Um Dia da Água sem água

20/03/2014 Elias Oliveira

Neste ano, o Dia Mundial da Água, 22 de março, será uma data para reflexão. A escassez desse recurso se tornou uma questão de alta relevância nos últimos meses.

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, atingiu o nível de 15,8% da capacidade de operação, o mais baixo desde o início das atividades em 1974. Já o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos, divulgado em 2013 pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta uma baixa nos reservatórios do Nordeste.

Segundo o documento, os 254 principais sistemas de abastecimento da região, com capacidade igual ou superior a 10 hm³, sofreram um decréscimo de 20,31% no volume de armazenamento em 2012, por causa dos baixos índices de chuvas. A situação é preocupante, afinal estamos falando de um dos itens mais importantes para a sobrevivência humana e os reservatórios não são fontes inesgotáveis. Ou seja, chegamos ao momento em que todos precisam se conscientizar e preservar.

Para isso, simples gestos já podem contribuir, como evitar lavar calçadas com mangueiras, fechar a torneira ao lavar as louças ou reduzir o tempo no banho. Outro ponto importante é a contribuição do setor industrial - maior usuário do País de água captada dos rios para atender os diversos usos, de acordo com Agência Nacional de Águas - e público com a implantação de sistemas de tratamentos de efluentes industriais e residenciais. É importante ressaltar isso, pois quando não tratados de forma adequada, eles podem interferir diretamente na qualidade da água dos rios, lagos, represas e lençóis freáticos.

Para auxiliar nesse processo, empresas nacionais trabalham constantemente com o desenvolvimento de sistemas altamente eficazes e seguros. O objetivo é manter a qualidade desse recurso disponível e evitar a contaminação. Como exemplos, temos o Cloro Gás e o Dióxido de Cloro, o DIOX®, para desinfecção de águas e esgotos. Eles são responsáveis pela melhoria da qualidade da água e a diminuição de doenças provocadas por micro-organismos.

Usar a água de forma racional vai muito além de manter as torneiras fechadas, é preciso pensar também em formas de tratamento, armazenamento e distribuição. Isso deve ser feito de forma conjunta, ou seja, sociedade civil, setores públicos e privado, contribuindo para evitarmos a escassez de um dos elementos mais preciosos da natureza.

*Elias Oliveira é Gestor Institucional da Beraca – empresa brasileira que atua no setor há 57 anos - coordenador de Grupos de Trabalho da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados).



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch