Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que posso fazer hoje para melhorar o meu futuro?

O que posso fazer hoje para melhorar o meu futuro?

19/06/2014 Orlando Oda

As pessoas, em geral, vivem com a esperança de um dia melhor no amanhã. Por isso, se esforçam e procuram se aprimorar fazendo cursos, lendo, adquirindo novos conhecimentos.

Isso significa que não acreditam que o destino está predeterminado e acreditam que as suas ações podem influenciar no sucesso profissional. Afinal, se tudo já está predeterminado e não pode ser modificado, não adiantaria se esforçar. O fato de esforçar ou não também estaria predeterminado. Os que se esforçam, embora possam parecer fazer por suas próprias iniciativas estariam só seguindo um roteiro pronto.

Seria como uma máquina que segue uma programação. Se não está predeterminado pode ser obra do acaso? Os fatos e acontecimentos acontecem sem obedecer a nenhuma regra? Se tudo for obra do acaso o sucesso profissional dependeria da sorte, não adiantaria se esforçar.

Resumindo, as pessoas se esforçam para conquistar o êxito profissional porque: a) não pensam que o futuro já está predeterminado; b) não acreditam que seja obra do acaso; c) acreditam que podem influir diretamente na construção do seu futuro. Se podem influenciar é porque existe uma relação de casualidade no mundo. Existe uma lei de causa e efeito, ou seja, uma causa “x” provoca um resultado “y”. Um pensamento ou uma ideia leva a uma determinada ação que gera um resultado.

Vamos supor uma pessoa que está sentada numa sala de aula, num curso. Por que isto está acontecendo? É porque pensou, decidiu e se inscreveu para fazer o curso alguns dias atrás. O acontecimento atual é resultado do pensamento, da decisão. A causa é o pensamento inicial que levou à tomada da decisão de fazer o curso. O dia de hoje ou acontecimentos atuais já estão traçados em função das decisões passadas. O dia de hoje da minha vida é como a leitura do jornal de hoje.

Não existe jornal de hoje. O jornal de hoje só relata os acontecimentos de ontem. Da mesma forma, o dia de hoje da vida só retrata um resultado criado pelo pensamento ontem. Qualquer ação, tentativa de mudar ou melhorar o dia de hoje é infrutífera. Não há como reescrever o jornal de hoje. Muitas pessoas não progridem na vida porque perdem tempo e energia tentando consertar o dia de hoje e ontem. Não fazem, não buscam nada diferente, inovador para ajudar na construção do dia de amanhã melhor. O erro está em querer mudar o resultado.

A única forma de alterar o resultado é mudando a causa. Se a causa está no pensamento, a única forma de mudar o resultado é mudando a forma de pensar. É preciso mudar o pensamento para conseguir resultado melhor. Só uma mudança interna muda a forma de pensar. Desta forma é muito importante conhecer quais são as regras: o que cada pensamento pode gerar como resultado amanhã. Isto é conhecido como leis mentais. A principal é a lei de causa e efeito, conhecido também como lei do carma. Carma é o estoque de pensamentos, ações passadas de uma pessoa que gera um determinado acontecimento semelhante no futuro.

Quando acontecimentos negativos repetem na vida de uma pessoa significa que está atuando a mesma causa. Identificar e eliminar as causas são fundamentais para o êxito pessoal e profissional. A grande maioria das pessoas não dão importância a estas leis. Pensam que é coisa de religião ou superstição. Se estudasse um pouco a ciência mental, sair desta bitola cega, ajudaria muito na realização de objetivos e sucesso profissional. Como disse Albert Einstein: “A ciência sem a religião é paralítica. A religião sem a ciência é cega”.

Na prática as leis mentais são aplicadas corporativamente com outra denominação: fé como confiança; darás e receberás como meritocracia. Transformaram as “leis religiosas” em regras: faça assim, dicas, formas, maneiras e por aí vai. O grande problema é que não explicam o fundamento, falta entender o conceito. Sem entender o fundamento não acontece a mudança interior da pessoa.

Regras, conselhos, dicas não modificam a pessoa internamente. Podem achar interessante, pensar em seguir os conselhos. Não dura mais do que uma semana. É só fogo de palha, queima rapidamente, o entusiasmo acaba num instante e tudo fica como está.

*Orlando Oda é administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch