Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o segredo da longevidade?

Qual o segredo da longevidade?

27/06/2014 Andrea Cabral

Será que a saúde realmente diminui à proporção em que a idade aumenta? É necessário tomar muitos remédios depois de certa idade?

Felizmente, a resposta afirmativa a essas perguntas não se trata de uma verdade absoluta. Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo indicam que um envelhecimento bem-sucedido decorre basicamente do estilo de vida e das escolhas feitas no dia-a-dia.

O geriatra Renato Maia dá algumas sugestões para o amadurecimento saudável: “Ter disciplina e determinação para pôr em prática o que se sabe; não ultrapassar os limites; enfrentar as dificuldades; ter laços sociais e, principalmente, algo que dê significado à vida”.

O passar dos anos não deve levar embora a independência. Manter a autonomia possibilita ter atividades e viver com alegria. É o caso de Mitico Nakatani, que aos 54 anos, foi hospitalizada e, apesar de desacreditada, voltou à vida, correndo. “Eu não conseguia comer, tinha que tomar injeção para dormir e vivia nervosa”, diz Mítico. Ela começou a caminhar por orientação médica e hoje, aos 82 anos, é maratonista.

Experiências como essas demonstram que há profunda relação entre o envelhecimento e a maneira como as pessoas o encaram. Não aceitar pensamentos doentios e de limitação podem fazer a diferença entre uma sobrevida triste e um amadurecimento feliz.

Tenho uma amiga que aos 75 anos trabalha diariamente, dirige, viaja sozinha e tem uma disposição surpreendente. Ao conhecer alguém tão saudável, é natural ficar curioso: qual o segredo para tanta vitalidade?

“Há muitos anos aprendi que Deus é minha vida. Parece uma afirmação pretensiosa, mas é o que a Bíblia afirma. O Salmo 103:5 diz: ‘É Ele quem farta de bens a tua velhice’. Essa velhice não é um estado físico, mas sim, uma maturidade espiritual que traz a eterna juventude. Essa compreensão me renova e me permite demonstrar aqui e agora que a vida é inesgotável. Hoje expresso saúde, vitalidade e alegria”, afirma entusiasmada.

Essa é uma das explicações para a longevidade. Se alguém deseja saúde não deve nutrir pensamentos de doença. No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy mostra a necessidade de “formarmos modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, senão nunca os esculpiremos em vidas sublimes e nobres”. A mudança do pensamento transforma os resultados. Esse tipo de atitude está ao alcance de todos e não tem contra-indicação. A escolha é sua.

* Andréa Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Brasil



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques