Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

09/07/2014 Nilson Filatieri

Apesar de um dos grandes diferenciais dos cursos à distância ser o conteúdo de qualidade, cada vez mais as empresas e instituições de ensino têm se dado conta que manter os alunos motivados é fundamental.

Buscar o engajamento dos estudantes é a forma mais prática dos professores garantirem que todos sejam capacitados a altura. Quando envolvidos no processo, os colaboradores de uma empresa se interessam mais pelo curso e chegam a influenciar uns aos outros. Com isso apresentam um melhor desempenho em suas funções.

A corporação, por outro lado, ganha por conta do investimento garantido no curso de e-learning, sem desistências. No caso de universidades que disponibilizam disciplinas online, o pouco engajamento dos alunos implicará na alta taxa de evasão, causando prejuízos financeiros à instituição. Como, tornar então, um curso à distância atrativo o suficiente para evitar todos esses problemas? Deve-se levar em conta diversos fatores, como a facilidade de acesso ao material, o horário escolhido para o estudo e as possíveis dificuldades de interação com a plataforma.

A experiência mostra que cursos que oferecem uma plataforma compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones, obtem 25% mais acessos do que os hospedados em um sistema não compatível com o mobile. A tecnologia da plataforma também deve se adaptar ao aluno, uma vez quequalquer ruído que dificulte o acesso ao conteúdo pode influenciar sua desistência ou desinteresse.

Nesse caso, é fundamental uma plataforma compatível com todos os sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows, etc, e que suporte todos os formatos de conteúdos, como vídeo, Scorm, aula ao vivo, apresentações em Power Point, entre outros. Depois que todos esses pontos forem desenvolvidos, é preciso pensar no conteúdo a ser apresentado. No Brasil, várias empresas criam materiais muito bons, além de designers criativos que – juntos - oferecem aprendizagem de qualidade.

Além do envolvimento dos alunos, as empresas e instituições de ensino devem se preocupar com a gestão de processos. Uma sugestão é analisar e mensurar os comentários dos alunos, além de seus rendimentos nas provas e nas atividades propostas. Com essa bagagem é possível prever alguns cenários e de forma estratégica, propor soluções de forma mais rápida garantindo a permanência e os interesses dos alunos.

*Nilson Filatieri é engenheiro e empreendedor.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra