Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Intercâmbio para maiores de 30: uma realidade cada vez mais comum

Intercâmbio para maiores de 30: uma realidade cada vez mais comum

01/08/2014 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

Viver uma experiência no exterior por meio de um intercâmbio cultural traz grandes benefícios. Além do aprendizado do idioma, a vivência em um novo país proporciona grande enriquecimento cultural e pessoal para o aluno.

São muitas as vantagens que uma viagem de intercâmbio pode trazer e, por este motivo, esse tipo de programa vem despertando o interesse de alunos de todas as faixas etárias. O mito de que o intercâmbio é para adolescentes ou recém-formados não existe mais.

O intercâmbio cultural atende alunos de todas as faixas etárias, com programas variados para diferentes idades e perfis. E por que o interesse pelo intercâmbio cultural está crescendo entre os maiores de 30 anos? Muitos não puderam fazer um intercâmbio quando mais novos, por falta de tempo ou oportunidade, e com mais de 30 anos, muitas vezes, já estão com a carreira consolidada e podem pagar a viagem com recursos próprios. Em outros casos, querem mudar de ramo profissional ou promover mudanças em sua vida pessoal, e encontram no intercâmbio a chance de tornar realidade essa mudança.

Mas se os maiores de 30 estão focados na carreira, como conciliar a vida profissional com uma viagem para um curso no exterior? Há diversas maneiras de conseguir esse tempo para o intercâmbio. O costume mais comum é usar o período de férias para se dedicar aos estudos, cursos de até quatro semanas podem trazer excelentes resultados. Também há a possibilidade de uma licença não remunerada, concedida por algumas empresas. Outros optam por se afastar das atividades e viver um tempo no exterior, o que é também conhecido por período sabático.

A possibilidade de trabalho em alguns destinos viabiliza a decisão de se afastar do trabalho. Tendo-se decidido por fazer as malas é hora de escolher o destino. Qual o ideal? Calor, frio, praia, montanha, cidade grande, cidade pequena. Há um mundo de possibilidades! O primeiro passo é saber o perfil de quem vai viajar, é preciso considerar o clima, o tamanho da cidade, o perfil dos moradores, o lazer, etc. O importante é que o destino se encaixe no perfil do aluno e que a qualidade do curso se alie com um local que encante a pessoa.

E o que fazer? O curso de idioma é o mais procurado. Aprender ou aperfeiçoar o idioma traz a possibilidade de uma melhor colocação no mercado de trabalho, como uma promoção ou um novo emprego. Também é possível fazer cursos na área de atuação do profissional, como cursos de especialização em marketing, design, business, fotografia, entre tantas outras opções. Buscar destinos em que se possa conciliar trabalho com estudo, também é uma alternativa bastante escolhida.

Em meio a tantas opções é difícil escolher a melhor. Por isso, a escolha de uma agência séria com profissionais qualificados é fundamental. Há diversas agências que trabalham com esse perfil de aluno. Embarcar em um intercâmbio depois dos 30 é uma ótima opção. Não há classificação indicativa para um programa de intercâmbio, e depois dessa idade, o curso pode ser melhor aproveitado e o destino melhor explorado. Para tornar esse sonho realidade, é preciso apenas coragem para dar o primeiro passo e disposição para aproveitar tudo o que essa experiência pode proporcionar.

*Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch