Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liberdade de expressão: Caso Santander e Empiricus

Liberdade de expressão: Caso Santander e Empiricus

17/08/2014 Lucas Pagani

O Brasil se torna cada vez mais difícil de omitir uma opinião diferente daquela que seja da dita esquerda ou do governo.

Um país que diz prezar a liberdade de opinião é o primeiro a refrear qualquer fato - Santander e Empiricus - ou opinião com um sentido contrário do que eles dizem ser. “liberdade de expressão” eles dizem, mas só consigo enxergar “Liberdade para dizer que concorda com minhas opiniões”.

Não basta o Brasil ocupar o 111º lugar de liberdade de emprensa. Engraçado, não? Um país que se diz livre, estar longe do pódio de liberdade. Jornalista demitido da emissora por pressões governamentais, como o Paulo Eduardo Martins quase foi, na Rede Massa de Comunicações, pesquisas da Empiricus Investimentos tiradas do ar pela justiça, a mando do governo, que acusou a empresa de promover um “ataque” eleitoral, vídeo do Canal do Otário feito para denunciar os Correios – baseado em fatos – sendo retirado do ar e funcionários de banco sendo demitidos por alertar corretamente seus clientes quanto à situação econômica do país em caso de reeleição de Dilma Rousseff, somente no Brasil. Isso só são alguns casos de “justiça” envolvendo a liberdade da expressão.

Que bonito! Assim construimos um país mais justo, a justiça funcionando e tirando toda e qualquer calúnia quanto ao nosso maravilhoso governo que comemora o 79º lugar no ranking mundial de IDH. Só esqueceu-se de mostrar que o Brasil já fora o 63º lugar em 2000. Mas, somos a 7ª economia do mundo! Legal, em 2002, éramos a 6ª maior economia do mundo. Engraçado, não? O importante é a saúde, como diz o ditado popular, mas não temos nem isso.

O Estado já deu o Direito de você criticá-lo hoje? Deu-te liberdade para você fazer isso? Pois é. Basta de deixar o governo fazer o que quer em cima dos seus cidadãos. Chega de ter medo de dizer a verdade, chega de ter medo de sair e não saber se confia no polícial ou não, chega de ter medo de se expressar. Está na hora de dizer “basta!”.

Até quando daremos o poder do monopólio legal da espoliação e força para o Estado? Até quando daremos armas para as pessoas que mais tiram e ferem nossa liberdade? Até quando pediremos auxílio para com aquele que nos lesa? Não precisamos de um Estado babá, nem de um Estado totalitário. "Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, mas ele é obrigado a fazê-lo." Thomas Jefferson.

*Lucas Pagani é Acadêmico de Economia e Especialista do Instituto Liberal.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch