Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aprender um novo idioma faz bem à saúde

Aprender um novo idioma faz bem à saúde

21/08/2014 Marcelo Cardoso

Não é nenhuma novidade que para o mercado de trabalho, ser bilíngue, é um grande diferencial. Mas, ter outro idioma, segundo pesquisas recentes, pode lhe trazer benefícios que vão muito além de uma carreira promissora.

Conforme artigo publicado na “Annals of Neurology”, uma revista americana de referência em neurologia desde 1977, as pessoas que possuem fluência de dois ou mais idiomas tem menor probabilidade de apresentar declínio cognitivo. E mais, aprender uma nova língua, mesmo na idade adulta, também pode trazer o mesmo benefício. Antigamente, falar inglês era o bastante.

Hoje, com a globalização e a disputa econômica de outros países que não tem a língua inglesa como nativa, faz com que o profissional disputado no mercado, seja aquele, que possua habilidades em mais de dois ou três idiomas. Sim, passamos por um período em que a concorrência é acirrada. Mas também, em um momento de grandes oportunidades, já que há uma grande leva de opções de estudo em vários formatos direcionados para qualquer idade.

É possível aprender com cursos presenciais, personalizados - aqueles em que os professores se deslocam até o seu local de trabalho ou casa e ainda as plataformas online. Os meios estão aí, basta escolher a melhor opção. Além de tornar-se um profissional mais qualificado, melhorar as habilidades cerebrais e garantir um salário maior, posso ainda citar mais uma gama de benefícios de se aprender outro idioma: conhecer uma nova cultura, criar mais respeito por outras tradições, tomar mais consciência dos acontecimentos no mundo, aumentar sua rede de contatos, ter independência no momento de uma viagem internacional, e por aí vai.

Portanto, aos jovens, digo: “não percam tempo”. Aos mais maduros, o mesmo, mas acrescento, “não tenham medo”. Nunca é tarde para investir no campo profissional, o que só gera benefícios pessoais e resulta em motivação e realização.

*Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch