Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tomar boas decisões sem estresse

Tomar boas decisões sem estresse

09/09/2014 Tamara Grigorowitschs

Tomar decisões acertadas sem se deixar influenciar pelo estresse ou por impulsos momentâneos. Quem não deseja desfrutar dessa liberdade?

Esse tem sido um tópico quente de diversas pesquisas, que discutem as consequências de se tomar decisões sob o efeito do estresse. Contudo, para o público leigo, persiste uma questão de ordem prática: Como fazer no dia a dia? É possível elevar o pensamento acima do sentimento de ansiedade e ter a certeza de que se está no caminho certo?

Mary Baker Eddy, autora que traz contribuições fundamentais para a compreensão das relações entre a consciência e a saúde, revela que “O bom êxito na vida depende do esforço persistente, da melhor utilização dos momentos, mais do que de qualquer outra coisa. Perde-se muito tempo falando sem dizer nada, não fazendo nada e na indecisão sobre o que é preciso fazer. Se alguém quiser ter êxito no futuro, que faça o melhor proveito possível do presente.”

A boa utilização dos momentos e o foco no presente libertam o pensamento da ansiedade a respeito do futuro. Esse estado mental proporciona a tranquilidade e a clareza que permitem discernir o que fazer. A capacidade de adotar essa postura não é algo só para alguns. Eddy compreende o discernimento como uma qualidade espiritual – e não individual – que está ao alcance a todos, independentemente de idade, sexo, classe social etc. Sua origem é muito mais elevada e não está circunscrita dentro dos limites do cérebro.

Por isso, ao invés de procurar as respostas para nossas indagações no âmbito do pensamento humano, podemos buscá-las diretamente em sua fonte: a Mente divina. Alguns anos atrás, passei por uma experiência que me permitiu colocar em prática essas ideias. Eu precisava tomar uma decisão importante, mas parecia impossível saber o melhor a ser feito. Após pesar prós e contras durante várias horas, sem conseguir chegar a uma resposta satisfatória, percebi que estava tentando tomar decisões por minha própria conta, algo que, além de me deixar estressada, não estava funcionando.

Senti que era a hora de parar de buscar a solução pelo raciocínio e apenas ouvir. Ouvir à Mente divina, a fonte de toda a clareza, inteligência e inspiração. Saber que não era eu quem estava no controle da situação me permitiu manter o foco no presente e me tranquilizar. Aos poucos, meus pensamentos começaram a se organizar e, no dia seguinte, tive a clara e calma certeza do que fazer. Situações estressantes podem, muitas vezes, impulsionar a busca por respostas espirituais, mas as boas escolhas nunca são geradas pelo estresse.

Pelo contrário, como qualidade espiritual, o discernimento é a capacidade que todos temos de ouvir a “voz tranquila e suave” da inteligência divina, indicando o caminho. Essa voz sempre esteve e sempre estará à disposição, em qualquer situação. Então, que tal silenciar as inquietações, frear os impulsos e ouvi-la? Boas respostas certamente virão.

*Tamara Grigorowitschs é Doutora em Sociologia e, como Assistente do Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre saúde, espiritualidade e bem-estar.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves