Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sobre o respeito à individualidade

Sobre o respeito à individualidade

20/09/2014 Natália Vilarouca

Gays e cristãos não se entendem muito bem neste país.

Não é novidade que gays e cristãos não se entendem muito bem neste país. Se por um lado, cristãos conservadores almejam manipular a máquina estatal para transformar o Brasil num verdadeiro estado teocrático, o movimento LGBTT não dá o braço a torcer.

O que mais vemos são cenas do tipo: travesti vestido de cinta-liga e véu preto trava discussão dentro de uma igreja com o padre. Beijaços gays em eventos evangélicos e imagens de santos sendo enfiados no ... bem... Vocês sabem onde. Penso que o cerne da questão encontra-se justamente na falta de respeito da individualidade de cada um.

Dos dois lados vemos exigências insanas e desordenadas. Cristãos berram se gays querem casar. Gays berram se cristãos dizem que homossexualidade é pecado. O desentendimento é tão crônico e tão desajustado que os revides ocorrem todo dia. O negócio está tão quente que os barracos entre essas duas forças políticas está dando mais ibope do que as novelas apelativas. O clima está tenso! E há culpa de ambos os lados. Cristãos apelam para o fato de constituírem maioria.

Usam o discurso da democracia para impor uma verdadeira ditadura, como se o Estado tivesse que adotar necessariamente a moral cristã. Não só os gays que se sentem incomodados com isso. Representantes de outras religiões, agnósticos e ateus também. Já os gays perderam a linha há muito tempo. Não existe mais discurso. Eles estão apelando para a extravagância nas manifestações e para o desrespeito. Confundem ter direitos respeitados com aceitação unívoca de todos.

Querem, se possível, destruir todos os exemplares da Bíblia e desenhar órgãos genitais em todos os lugares. Acham que a laicidade estatal lhes dá o direito de entrarem em cultos e igrejas atacando os princípios mais básicos da religião cristã. Soube há pouco que houve um casal pleiteando judicialmente casamento na igreja. No mais, penso que cristãos deveriam deixar de se intrometer na esfera íntima das pessoas e guardarem seus princípios para si e o movimento LGBTT deveria parar com esse complexo de inferioridade de achar que todos devem aceitar lésbicas, travestis, bissexuais, etc, sem torcer o nariz. Em suma: cada um deveria ficar em seu quadrado.

*Natália Vilarouca é Acadêmica de Direito da UNIFOR e Especialista do Instituto Liberal.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra