Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A outra Direita

A outra Direita

04/10/2014 Paulo Figueiredo Filho

São frequentes as pessoas que me contatam através das redes sociais.

Algumas, após lerem tudo o que escrevo e publico, acessarem alguns dos meus vídeos e observarem que sou diretor de uma instituição chamada INSTITUTO LIBERAL, concluem imediatamente que defendo a implantação de uma “ditadura de direita” – seja lá o que for isto.

Talvez, o sujeito associe, de alguma forma, o sobrenome de minha família a alguma “ditadura”, ignorando completamente a história do Brasil e o fato de que meu bisavô, Gen. Euclides Figueiredo, foi perseguido por se opor à (esta sim) ditadura Vargas. Ou ainda, que em uma história um pouco mais recente, seu filho e meu avô, João Figueiredo, tenha jurado, desde seu discurso de posse, fazer deste país novamente uma democracia.

Cumpriu a promessa, governou com Congresso e governadores eleitos e devolveu o Brasil pacificamente aos civis, mas não sem antes promover a anistia ampla, geral e irrestrita. Assim sendo, a única explicação que uma mente racional poderia conceber é a de que o sujeito tem apenas dois neurônios: o Tico e o Teco, só que o Tico entrou pelo sistema de cotas e o Teco está encostado recebendo Bolsa Família. Mas, o que mais me surpreende nestas interlocuções não é a revolta dos esquerdistas completamente lobotomizados pelo MEC.

Estes abundam até mesmo nas redações dos jornais e revistas de grande circulação. Os que realmente me escandalizam são os que me contatam porque APOIAM esta tal “ditadura de direita”, que teria minha suposta simpatia. Veja bem, se todo meu discurso é focado na tentativa de diminuição do poder do Estado, no aumento das liberdades individuais e na restauração de uma verdadeira democracia, existe uma outra direita no Brasil que defende algo que é quase tão opoente a estes valores quanto o próprio socialismo.

Das bocas da outra “direita” sai uma verborréia absolutamente inominavel, que vai desde a execução sumária de Lula, Dilma, Dirceu (e dependendo, também de FHC), até os clamores por um novo “Golpe Militar”, passando pela constatação de que toda imprensa, governos e empresas estão dominadas pela maçonaria. A lista de boçalidades é interminável e a transcrição de alguns de meus diálogos com esta classe será fruto de artigos futuros. Há quem diga, não sem razão, que são lunáticos completamente inofensivos e, por definição, jamais terão a capacidade de colocar qualquer uma destas ideias em prática ou gozar de qualquer influência.

Mas, o que talvez ignorem, é o tremendo desserviço que uma “direita” faz à outra no Brasil. Pois a esquerda, com seus diversos instrumentos, utiliza-se daqueles como se fossem úteis ferramentas de propaganda, cujo único propósito é caricaturizar como extremistas, quaisquer autênticos liberais ou conservadores. A última consequencia é a vala comum em que cai todo e qualquer direitista que, aos olhos dos cidadãos que se julgam de bom senso, torna-se um verdadeiro leproso sequer digno de contato.

* Paulo Figueiredo Filho é Economista, Bacharel em Filosofia e Diretor de Relações com o Mercado do Instituto Liberal.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques