Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafio aos socialistas

Desafio aos socialistas

04/10/2014 Ney Carvalho

Este breve artigo constitui uma provocação aos coletivistas de todos os matizes e latitudes.

Trata-se de busca que, há anos, tento fazer sobre eventuais vantagens para a humanidade da existência de ambientes socialistas.

Desde a Revolução Industrial o progresso material das sociedades ocidentais é um dado inegável e jamais contestado. Surgiram grandes conquistas a partir do século XVIII, como equipamentos para fiar e tecer, engenhos a vapor, estradas de ferro, telégrafo, indústria de petróleo, mineração, siderurgia, eletricidade, telefonia, automóvel, aviação civil e tantas outras.

Sem contar as melhorias científicas e tecnológicas que nos cercam de segurança e comodidades no dia-a-dia das quais nem nos damos conta, como os antibióticos, fármacos e equipamentos para diagnóstico de todos os males. Além de banalidades como geladeiras, aparelhos de calefação e refrigeração, fornos de micro-ondas, cinema, rádio, televisão, telefonia celular, computadores pessoais, etc., etc., etc.

Sem exceção, todas essas inovações nasceram em sociedades econômica e politicamente livres, fossem européias, americanas ou, mais recentemente, asiáticas. A partir de 1917, com a revolução bolchevique, proliferaram em toda parte os regimes ditos socialistas. Essas construções completam um século daqui a três anos e seus adeptos seguem exibindo retórica vanguardista, apesar da estrondosa queda do Muro de Berlim, em 1989.

Está na hora de demonstrarem a eficácia de suas premissas. Afinal de contas já lá vão quase 100 anos da inauguração de tais sistemas. E aí reside meu repto. Desafio os igualitários a indicarem um, nada mais que um único progresso material oriundo do socialismo. Uma invenção ou inovação que ateste e registre eventual superioridade de suas sociedades, e organizações, sobre os regimes democráticos e liberais que tanto demonizam.

* Ney Carvalho é Historiador, escritor e especialista do Instituto Liberal.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula