Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

Como falar de si mesmo numa entrevista de emprego?

13/11/2014 Alessandra Vieira Martins

Parece simples, mas muita gente tem dificuldade para falar de si mesma. Seja por timidez, receio de se expor ou pura falta de conhecimento. Justificativas não faltam. A realidade é que o momento de falar de si mesmo é o momento mais temido pelos candidatos!

A entrevista de emprego, por si só já mexe com o emocional, pois é um momento em que o candidato está sendo observado e testado. Os ânimos ficam à flor da pele. Os processos seletivos estão a cada dia que passa mais focados no comportamental. Lógico que a capacidade técnica conta e muito, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de “desempate” em caso de dúvida entre um candidato e outro.

Conhecer as qualidades é importante para a empresa visualizar de que forma você será útil na equipe e os defeitos são interessantes para o selecionador entender quais são suas limitações, bem como deverá trabalha-las dentro do time. É importante que o candidato saiba falar também dos pontos fracos, afinal, falar das qualidades é relativamente fácil. É duro reconhecer nossas dificuldades e principalmente mostrar como lidamos com elas a fim de minimizar impactos negativos no desempenho.

O segredo é falar naturalmente, tanto das qualidades quanto dos defeitos, sem parecer arrogante ou acomodado. Quando se referir às qualidades esqueça a falsa modéstia. Fale abertamente e valorize suas realizações. Outra dica importante é fugir das respostas padrão como dizer que o pior defeito é ser perfeccionista ou ansioso. Essas respostas estão bem manjadas pelos profissionais de seleção. É um jeito de fugir (ou se sair “bem”) desse tipo de questão. Seja sincero ao falar dos seus defeitos e lembre-se de dizer o que tem feito para melhorar esses pontos fracos. Isso dá credibilidade e afirma seu interesse em desenvolvimento pessoal.

*Alessandra Vieira Martins é gestora de recursos humanos e gerente comercial na Perfil Humano RH, empresa especializada em recrutamento e seleção.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch