Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Todo projeto é uma mudança

Todo projeto é uma mudança

30/01/2015 Ramiro Rodrigues

Todo projeto tem por princípio promover uma mudança que sairá de uma situação.

Imagine a seguinte situação: você trabalha há algum tempo em uma empresa e, após muitas tentativas e erros, já desenvolveu certa expertise em suas funções.

Encontra-se, então, familiarizado com os processos, as ferramentas e pessoas da sua organização. Um belo dia chega em sua mesa um consultor contratado pela alta direção, que lhe informa estar ali para liderar um projeto de revisão dos processos da empresa com o objetivo de proporcionar mais agilidade à sua forma de trabalho. Para isto, ainda diz que precisará do seu tempo e informações de trabalho. Não precisa muito para você entender que o produto final do trabalho do consultor é mudar possivelmente todo o modo operante ao qual você já estava tão bem familiarizado.

Este cenário retrata bem o ponto que quero destacar: todo projeto é uma mudança! Ou, em outras palavras, não existe projeto de “continuísmo”. Por uma lógica simples, as organizações já entenderam que neste “mundo plano” da globalização, estar parado pode ser um risco mortal à sobrevivência do negócio. As empresas precisam inovar, se diferenciar, se tornar mais rápidas e eficazes que a concorrência sob o risco de serem engolidas pelo mercado. Isto é o que as motivam a investirem esforços (em forma de recursos) para mudar e tentar estes objetivos.

Assim, todo projeto tem por princípio promover uma mudança que sairá de uma situação “A” para um ponto “B”. Teoricamente melhor, mais eficaz ou mais interessante. Tudo estaria perfeito se a lógica humana da maior parte de nós não fluísse na direção contrária. Instintivamente o profissional não gosta que mexam naquilo que ele já conhece – salvo, óbvio, em situações que sejam incômodas. E mesmo estas, com ressalvas. Nicolau Maquiavel há cinco séculos já atentava sobre os desafios de gerenciar um novo sistema devido à antipatia daqueles que querem a preservação do velho sistema.

Nossa natureza busca instintivamente por segurança e estabilidade que, em muitos casos, só é possível depois de vários erros e insistência, o que, não raro, deixa cicatrizes. “Projetos” vêm, então, na contramão destes princípios, pois são associados às incertezas e medos que as mudanças podem trazer. Conhecedor deste cenário, o responsável por um projeto tem forçosamente que desenvolver habilidades interpessoais – capacidade de comunicação, negociação e envolvimento –, se quiser ter sucesso em suas missões.

Estas habilidades fazem parte do arsenal de recursos que um bom profissional da área precisa ter para conseguir convencer os envolvidos a se comprometerem com a mudança eminente. Não é fácil! Por isso mesmo, o bom profissional de projetos tem obtido valorização crescente no mercado corporativo, pois ele será o responsável por garantir que os investimentos feitos não se afundem ou engrossem as estatísticas de projetos fracassados. Caberá a ele tentar persuadir os resistentes às mudanças. Porém, o instinto humano irá contrapor.

E diante disso, talvez uma das possíveis estratégias seja ajudar os resistentes a absorver o que o princípio evolucionista apresentado por Charles Darwin nos mostrou e parece cair como uma luva no frenético mundo corporativo do século XXI: “não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

* Ramiro Rodrigues é Project Management Officer da Arcon, empresa especializada em segurança de TI com foco em Serviços Gerenciados de Segurança.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch