Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A necessária atualização do conhecimento

A necessária atualização do conhecimento

08/04/2015 Elaine Lacerda

Para você, qual a importância de estar atualizado profissionalmente?

O atual mercado de trabalho vive em constantes mudanças e hoje vivemos em uma época de uma busca constante de profissionais qualificados, daquele tipo que está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual.

O cenário vivido hoje é obviamente muito diferente de antigamente, em uma época em que o profissional que se graduava em curso superior já estava preparado para enfrentar o mercado. Hoje em dia, não basta ter somente o nível superior, é necessário se aperfeiçoar na sua área, buscando sempre o aprimoramento através de cursos, especialização e ferramentas necessárias para o seu crescimento profissional, além de estar sempre atualizado com os assuntos gerais.

Essa atualização deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade e condição prioritária dentro do exercício da profissão, pois a cada dia o mercado se torna seletivo e surge daí a necessidade de estar em constante evolução. A previsão é a que competição empregatícia no mercado futuro de trabalho (em que se pese seja um futuro extremamente breve) vai se tornar exclusivamente para quem está atualizado e à frente de todas as tendências mercadológicas e globais. Por isso, esteja atualizado e faça a diferença sempre. Mas como você profissional, pode se diferenciar dos demais? Aqui vão algumas dicas:

- Faça uma grande atualização do seu conhecimento a cada dois anos, através de cursos que poderão aprimorar a especialização que você já fez, além de agregar novos conhecimentos ligados a área de sua especialização.

- Participe de palestras, convenções, workshops e congressos frequentemente, pois estes eventos o ajudam a atualizar-se dia com maior constância, principalmente se você atua em uma área de grande mutação rotineira. Isso sem contar que é uma ótima oportunidade de se fazer novos contatos, expandir seu networking e ter uma troca de conhecimentos.

- Leia bastante, pois a leitura, além de fazer parte do dia a dia do profissional, proporciona não só conhecimento, como calma, tranquilidade e reflexão. Além do mais, profissionais que tem o hábito da leitura se destacam no mercado do trabalho, por estarem sempre atualizados e saberem escrever de uma forma mais interessante.

Diversos profissionais são muito bons tecnicamente, mas pecam na grande dificuldade em se comunicar. Por isso, qualquer aprendizado que possa utilizar em sua vida profissional é valido para manter a sua empregabilidade em alta. Lembre-se: acompanhar as mudanças do mercado na sua área de atuação é compromisso do profissional que deseja agregar conhecimento e manter-se competitivo. Não importa o quanto conhecemos, sempre haverá muito a aprender.

* Elaine Lacerda é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula