Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Esculpir o coração

Esculpir o coração

15/04/2015 Claudia Honorato

O talento de Michelangelo, nas esculturas Pietà e Davi, levou-me a pensar na maneira podemos esculpir nossa própria vida.

“O escultor se volve do mármore para seu modelo, a fim de aperfeiçoar sua concepção. Todos nós somos escultores, que trabalhamos em formas variadas, modelando e cinzelando o pensamento.

... Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, ou nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre”. A pensadora metafísica, Mary Baker Eddy, escreveu isso em um de seus livros.

Esculpir está relacionado com tirar o excesso, limpar e descobrir o que já existe. Ao refletir sobre emoções, pergunto-me se, assim como basta limpar uma janela suja para enxergar bem a paisagem, ao eliminar a irritação e o rancor, veria bem uma pessoa.

O que aconteceria se nos identificássemos mais com qualidades como a paciência e a alegria? Iríamos desenvolver um coração nobre, esculpi-lo, arrancar o que prejudica, limpá-lo e colocar nele somente qualidades que enriquecem. Com esse ideal podemos alcançar saúde e felicidade.

Em uma entrevista, a Dra. Mimi Guarneri, especialista em cardiologia e autora do livro El corazón habla [O coração fala], mostra a relação entre as emoções e o coração, como este se altera devido a elas. Segundo suas pesquisas, quando sentimos alegria, gratidão e emoções positivas, os batimentos cardíacos se harmonizam.

Muitas pessoas têm comprovado o ditado “querer é poder”. Para isso é importante que nos peguntemos: “Quero enxergar em mim problemas ou boas qualidades?”

Ideias para um coração saudável:

1- “Lançar fora” a irritação, a intolerância e o hábito de culpar-se a si mesmo.

2- Ver que esses sentimentos não pertencem à sua natureza espiritual.

3- Amar-se a si mesmo, despojar-se do que não serve e cultivar boas qualidades.

Esses passos fazem a diferença. Podemos caminhar rumo ao bem-estar. Manter esse objetivo no pensamento nos dá força para seguir adiante e alcançá-lo.

* Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Chile.

 



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra