Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 atitudes que fortalecem a liderança

3 atitudes que fortalecem a liderança

15/05/2015 Eduardo Shinyashiki

Existem algumas atitudes que fortalecem as habilidades de liderança.

A palavra liderança no sentido da sua raiz indo-europeia “leith” significa “superar um limite, uma fronteira”, “capacidade de moldar o futuro" e “inovar de uma maneira profunda”.

Ao explorar essas características nos líderes, foi constatado que a atenção não deve ser focada “no que” e “como” os líderes fazem, mas sim “de onde” eles fazem, isto é, identificar de qual espaço interior vem a sua força e nascem as suas ações. Seguindo esse raciocínio, existem algumas atitudes que fortalecem as habilidades de liderança e facilitam o sucesso na gestão, são elas:

1- Atitude Mental

A atitude mental e o estado de espírito determinam as ações do ser humano. Há diferentes maneiras de encarar a realidade e os desafios, mas é o nosso tipo de atitude mental que influencia o resultado – e o líder sabe bem isso. Quando sentimos segurança em nós mesmos e temos confiança no futuro, criamos um sentimento indispensável para agir e iniciar a realização dos nossos objetivos: uma atitude mental positiva. Isso privilegia as possibilidades de sucesso e fortalece uma mentalidade vencedora.

2- Estar sempre aberto a aprender

Isso significa, em essência, estar aberto às novidades, a inovar, a ouvir e a ser flexível. Essas atitudes deixam a pessoa mais atenta às novas soluções para transformar uma dificuldade em oportunidade. Para uma pessoa se tornar mental e emocionalmente mais forte e poder cada vez mais agir ao invés de reagir às situações e às pessoas é preciso aprender em relação ao lado técnico do próprio trabalho, adquirir novos conhecimentos e aprender também a lidar consigo mesmo e com as pessoas, fortalecendo a inteligência emocional e tornando-se mais eficaz nas ações e nos resultados.

3 - Priorizar a Equipe

O líder se dedica para que o trabalho seja realizado de forma compartilhada, com a intenção verdadeira e honesta de inspirar os colaboradores e trabalhar para um objetivo comum e para o interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros que torna um líder inspirador e isso forma equipes comprometidas. Será essa combinação que irá determinar o nível de sucesso do grupo. Exercer um papel de liderança não se limita ao cargo na empresa, mas significa, além de conhecer e explorar as mudanças profundas nas pessoas, nas organizações e na sociedade dos tempos atuais, saber liderar a si mesmo. Isso quer dizer cuidar e fortalecer as próprias competências pessoais para manter o foco e chegar ao resultado e na realidade desejada. Cabe a cada um de nós criarmos as atitudes e o compromisso com a prosperidade e a realização.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula