Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Evite que a inflação prejudique o seu orçamento

Evite que a inflação prejudique o seu orçamento

25/05/2015 Dora Ramos

A situação econômica não tem sido fácil para o consumidor brasileiro.

Nos últimos 12 meses até abril deste ano, a taxa de inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) chegou a 8,17%, a mais elevada desde o período de 12 meses finalizados em 2003 (9,30%).

Nesse contexto, o consumidor precisa achar alternativas para equilibrar o orçamento que conta com o mesmo salário, mas com os preços de produtos e serviços mais elevados. É o caso dos vestuários, itens de saúde e cuidados pessoais, além de alguns alimentos.

Para essa situação, a saída é dedicar um tempo para fazer pesquisas nos possíveis locais de compras e buscar alternativas mais econômicas. Também é recomendável optar por outras marcas, menos familiares, mas que ofereçam preços mais amigáveis. Em relação aos serviços, como a TV paga, talvez seja o caso de pensar em outras possibilidades, como a troca por um pacote menos completo, operadora ou então optar por uma conta pré-paga.

É bom a população começar a repensar seus hábitos de consumo para passar o ano com maior tranquilidade, já que as previsões são de que a inflação continue aumentando. A preparação para os próximos meses deve ser feita com a organização da vida desde agora. É bom se livrar de gastos com o cartão de crédito, conscientizar os membros da família sobre a necessidade de economia e incentivar a mudança de comportamento de todos, além do corte daqueles itens que são realmente supérfluos.

* Dora Ramos é educadora financeira e especialista em contabilidade e controladoria.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques