Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Movendo o mundo dos negócios com a internet

Movendo o mundo dos negócios com a internet

29/05/2015 Zilma Gusmão

Até a eclosão da Internet os indivíduos viviam limitados ao cotidiano e à mesmice que circundavam sua existência.

A Internet trouxe luz a milhões e milhões apontando um sentido para as buscas e pesquisas, possibilitando a troca de opiniões sobre o mesmo tema. Outro fator importante é a sensação de encurtamento de distâncias proporcionada pela Internet, através de sites de relacionamentos e programas de conversação como o Skype, por exemplo. A Internet se tornou fundamental para manutenção da existência no planeta, o que incentiva pesquisas comportamentais e científicas sobre o assunto.

Nos dias de hoje, sem a Internet não sobrevivemos ou, sequer, vivemos no mundo do trabalho, pois tudo e todos estão interligados numa rede. A Era da Informação exige que estejamos conectados a todo o tempo para ficarmos atualizados na nossa área de atuação. Atualmente a Internet é uma importante ferramenta de divulgação, de uma forma geral, fomentando processos publicitários. Profissionais que querem se destacar no mercado ou acelerar seu processo de crescimento profissional usam e abusam da Internet.

Claro, de forma consciente e inovadora. Sabendo que tudo acontece na rede, muitos jovens com o espírito empreendedor buscam, por meio da Internet, divulgar o seu negócio e se tornam profissionais de sucesso. Um bom meio de divulgação são as redes sociais que cumprem um papel importante nessa esfera. A criação de páginas no Facebook ainda é a campeã, seguida dos perfis no Instagram e Twitter. Esses canais promovem uma repercussão considerável da marca anunciada e são muito utilizados, principalmente, pelos jovens.

Por serem páginas bem dinâmicas, as redes sociais atraem não somente jovens, mas um público diversificado e que se interessa por várias áreas. Isso se torna um ponto favorável na divulgação de uma marca ou produto. A criação de blogs também é outra jogada importante para quem quer usar a internet como um fim empreendedor. Blogs bem articulados, atrativos e usuais conquistam cada dia mais internautas que se identificam com os temas propostos e se tornam usuários assíduos tornando-se assim canais interativos de divulgação.

Há alguns anos, não se pensava na Internet como fonte de renda e como elemento propulsor do mundo dos negócios, pois tínhamos uma Internet estática, a Web 1.0. Com a evolução dos estudos na área da tecnologia e os novos meios de comunicação, passamos para a Web 2.0 que, além de ser dinâmica e permitir a interatividade do usuário com as páginas, caminhou para o lado comercial, permitindo assim que o mundo dos negócios se expandisse ainda mais e criando alternativas para novos empreendedores.

Longe de encerrar o assunto por aqui, o tema é abrangente e nos oferece muitas opções, pois falar de internet é falar de um assunto inesgotável, visto que a rede é um mundo vasto e que precisa ser ainda desbravado em vários aspectos. E, no ramo dos negócios, se expande a cada dia mais e move efetivamente a economia de um país (MUNDIAL?). Castells afirma que ao se pensar na Internet, temos que pensar que “a história da criação e do desenvolvimento da internet é a história de uma aventura humana extraordinária”. E, portanto, interminável, pois novos caminhos são descobertos a cada novo clique.

*Zilma Gusmão é coordenadora dos cursos de Sistemas da Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte – Antônio Carlos.



Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago