Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O novo comercial da prefeitura: a hipócrita exaltação da pobreza

O novo comercial da prefeitura: a hipócrita exaltação da pobreza

16/06/2015 Paulo Figueiredo Filho

O comercial novo da prefeitura do Rio de Janeiro, dando enfoque a “qualidades” da área suburbana e enaltecendo-as como algo curioso e magnânimo, me deu pena.

É uma ode à pobreza. Para dizer que o Rio é mais do que seus cartões postais, o vídeo substitui-os por imagens de subúrbio e churrasquinho de gato.

É praticamente uma chamada para o programa “Esquenta” – como se a Regina Casé tivesse dirigido a peça publicitária.

Em uma propaganda onde as áreas “ricas” da cidade são escondidas, a tese é a de que o carioca suburbano e o favelado devem bater no peito e dizer que valem tanto quanto o morador da zona sul. E valem mesmo do ponto de vista humano e como cidadão.

Mas se morar no subúrbio fosse tão bom quanto morar na zona sul, todos se mudariam de cá para lá e o metro quadrado de Madureira estaria parelho com o do Leblon.

O discurso político pode dizer o que quiser, mas oferta e demanda serão implacáveis ao mostrar as verdadeiras preferências pessoais.

Aliás, onde será que moram os idealizadores desse tipo de propaganda? Onde será que tiram férias? Será que no sábado saem para jantar no Rubayat do Jardim Botânico ou comem o churrasquinho da tia Bené em Benfica?

Não é segredo que eu sou grande defensor da administração atual da prefeitura do Rio. Acho que o saldo do governo Eduardo Paes é inegavelmente positivo.

Mas está aí a minha grande diferença pessoal para boa parte da turma que pensa a cidade. O meu Rio ideal não teria mais favelas. Não teria mais casas pobres no subúrbio. E nem churrasquinho de gato.

Não há nada aí a ser exaltado. Todos esses são apenas sintomas da falta de capacidade da cidade e do país de gerar uma economia mais dinâmica para que todos pudessem produzir riquezas a ponto de morar e comer com conforto dignos da zona sul .

Meu carioca modelo vive como a classe média americana de Miami e não a de Havana. Talvez por isso eu sinta que tenho cada vez menos lugar por aqui. Sinto-me um intruso na minha própria cidade.

Que construam um hotel de luxo em Irajá! Quero ver o grande sucesso que será. Eu, do meu lado, tenho constantemente a sensação de que em vez de um Trump Hotel na Barra, deveria estar construindo um puxadinho no Alemão…

* Paulo Figueiredo Filho é Diretor de Relações com o Mercado do Instituto Liberal.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça