Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Currículo EAD: as empresas valorizam?

Currículo EAD: as empresas valorizam?

22/07/2015 Clarissa Santiago

A primeira geração do ensino à distância (EAD) teve início ainda no século XIX, quando surgiram as primeiras escolas voltadas ao ensino por correspondência.

Com a evolução tecnológica, o ensino à distância se transformou e hoje é o que chamamos de e-learning (aprendizagem on-line).

A dúvida sobre essa modalidade é quase que unânime: será que as empresas valorizam um currículo com formações EAD?

Ainda que algumas empresas mais conservadoras não apostem na eficácia da modalidade, a maioria das organizações valoriza e incentiva seus colaboradores a realizarem cursos à distância quando leva em conta os seus benefícios como maior flexibilidade, acesso em diferentes locais e horários, registro e monitoramento, além de permitir que o aluno se relacione com pessoas de diferentes culturas, países e regiões.

Outro aspecto do ensino à distância que está relacionado aos valores das empresas modernas – aquelas que, mesmo com a tradição organizacional, estão se adaptando ao desenvolvimento tecnológico - é o quesito sustentabilidade.

Elas aprovam a possibilidade de economia na produção de materiais, geração de resíduos, no deslocamento dos colaboradores, além da considerável redução de custos.

O fundamental, e o que os gestores realmente esperam, é que a pessoa consiga colocar em prática após o treinamento. Não adianta ser apenas disciplinado com os horários, mas é preciso entender que cada um é o protagonista da sua história, portanto, precisa fazer valer o investimento, aproveitando ao máximo cada etapa, se aprofundando nos temas, elencando dúvidas e compartilhando os aprendizados.

A eficácia do curso está totalmente atrelada à motivação e ao engajamento. As empresas estão de olho no movimento do mercado educacional e seus RHs estão investindo nas novas modalidades de aprendizagem.

Atualmente, uma das categorias de ensino que mais valoriza o EAD é a de educação continuada, que tem por objetivo o constante desenvolvimento profissional do indivíduo. Para isso, existem muitas ofertas de cursos à distância que englobam plataformas e recursos dinâmicos como vídeos com especialistas, seminários online, envio de conteúdo digital, ferramentas para autoconhecimento e plataforma de interação.

O ensino on-line é uma grande oportunidade para que ainda mais pessoas tenham acesso à educação. Ele, assim como o presencial, pode alavancar a carreira e garantir um futuro promissor.

* Clarissa Santiago é gerente de inovação e aprendizagem da Enora Leaders, empresa de educação corporativa especializada em aceleração de resultados.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra