Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Agosto, o mês do desgosto para o Governo Federal

Agosto, o mês do desgosto para o Governo Federal

12/08/2015 Bady Curi Neto

Diz a crendice popular que o mês de agosto é o mês do desgosto, mesmo os mais incrédulos costumam ficar ao menos receosos com a dita superstição.

Para o Partido dos Trabalhadores e o Governo Federal a “cisma” começa a se transformar em realidade, basta observar os últimos acontecimentos e ainda o que há por vir.

A prisão do ex-Ministro José Dirceu se deu no dia 03 de agosto de 2015, acusado de estar envolvido no escândalo da Lava Jato, como recebedor, beneficiário e instituidor do esquema da Petrobras, desde os tempos da Casa Civil do governo Lula, conforme dito pelo Procurador Federal Carlos Fernando Lima.

Segundo informações jornalísticas Zé Dirceu estaria descontente com os antigos aliados, que o abandonaram depois do episódio do mensalão, ameaçando entregar seus comparsas. Novas CPIs como a do BNDES e do Fundo de Pensão das Estatais, estão programadas para iniciarem ainda neste mês, com a exclusão do PT no comando das novas comissões e a participação direta apenas de partidos opositores.

As comissões irão investigar supostas irregularidades nos empréstimos entre os anos 2003 a 2015 realizadas através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social a outros países como Angola e Cuba, assim como os cedidos a empresas ligadas à Lava Jato e supostas irregularidades dos Fundos de Pensão.

Está previsto para o dia 19 de agosto, o julgamento pelo Tribunal de Contas da União das “pedaladas fiscais” do Governo, para análise se houve atrasos nos repasses do Tesouro Nacional aos bancos públicos, como forma de maquiar a meta de superávit fiscal.

O fantasma do Impeachment volta a assombrar o Palácio da Alvorada, podendo o processo ser posto em julgamento no Congresso Nacional, pelas mãos do seu Presidente, Eduardo Cunha, rompido publicamente com o Governo Federal, opositor ferrenho, articulado e respeitado entre seus pares oposicionistas.

A moeda Americana alcançou neste mês o maior valor em relação ao real desde 10 de março de 2003, quando um Dólar valia R$ 3,525. No dia 05 de agosto, Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, reuniu-se com os Procuradores da República do Ministério Público Federal, na presença de seu advogado, com intuito de iniciar suas negociações para a Delação Premiada.

O ex-diretor comprometeu-se a demonstrar como funcionava o esquema de corrupção na área de serviços da estatal, entregando nomes de políticos e como se dava a suposta atuação de seu padrinho, ex-ministro José Dirceu. O PDT e o PTB, partidos que juntos somam 44 parlamentares, deixam de apoiar o Governo da Presidente Dilma, fazendo coro a oposição.

Por todos estes acontecimentos, acrescido da crise econômica que assola o país, supersticiosa ou céptica, a Mandatária maior da nação, Dilma Rousseff, tem demonstrado estar vivendo sobre forte pressão, a ponto de ter feito discursos totalmente desconexos, sendo motivo de deboche em todas as redes sociais e na imprensa em geral. Superstição ou não, o mês de agosto promete muito desgosto para o Governo Federal.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra