Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O perfil do investidor imobiliário está mudando?

O perfil do investidor imobiliário está mudando?

22/11/2015 Adriana Mazzoni

A decisão por um investimento financeiro está diretamente ligada ao perfil do investidor, se tradicional ou arrojado, correto?

Para tantos outros investimentos esta máxima é soberana, mas se o investimento é imobiliário, o que tenho visto é que o perfil único não é necessariamente um requisito.

Segundo uma pesquisa recente do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) para o setor, o investimento imobiliário tem uma característica peculiar que é a de atrair investidores de perfis distintos – do profissional ao iniciante, do capitalizado e que busca diversificar seus investimentos ao que anseia por uma complementação de renda.

Evidentemente que o cenário econômico influencia na decisão, e justamente por isso o investidor de imóveis também se vale de outras referências para sua decisão, como a localização do imóvel.

Se refinarmos ainda mais as opções de investimento imobiliário e falarmos especificamente dos condo-hotéis, quando o imóvel a ser investido está ligado a uma operação hoteleira, o leque de referências no check list do investidor só aumenta.

É necessário atentar para a taxa média de ocupação e infraestrutura da região que está ou receberá o hotel. Se o empreendimento é de uma categoria business, proximidade e facilidade de acesso à malha aérea e rodoviária e concentração de atividades de negócios são fundamentais.

Com um potencial de consumo superior ao da capital paulista, o interior de São Paulo se apresenta como um mercado ideal para novos investimentos imobiliários e na categoria de negócios.

Segundo o Ranking IPC Maps, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) domina com potencial estimado de consumo em R$ 532,4 bilhões, enquanto a capital soma R$ 473,9 bilhões.

No topo das cidades da RMSP está Indaiatuba com incremento de 1,92 bilhão em seu potencial de consumo entre 2010 e 2015.

O complexo industrial da cidade e o aeroporto de Viracopos certamente contribuem para o bom desempenho da cidade no ranking, e corroboram a minha linha de pensamento de que a decisão pelo aporte de investidores no segmento de imóveis, com este viés de hotelaria, deve levar em conta a vocação da cidade que recebe o hotel foco do investimento.

Um empreendimento hoteleiro voltado a atender executivos ou viajantes a negócios, além de uma operação muito bem segmentada, deve estar localizado em uma região que alimente e retroalimente a própria demanda de hospedagem corporativa.

É o que chamo de vocação natural da cidade para o setor de negócios, de modo a gerar e sustentar as viagens corporativas e ainda potencializar a vacância em fins de semana, que pode ser motivada pelo turismo esportivo ou cultural, por exemplo, e que Indaiatuba também apresenta como realizada.

Desta forma o investidor terá subsídios para avaliar melhor a viabilidade do investimento imobiliário em questão, seja qual for o seu perfil de investidor.

*Adriana Mazzoni é presidente da Congesa.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra