Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O declínio dos governos populistas de esquerda

O declínio dos governos populistas de esquerda

17/12/2015 Bady Curi Neto

No governo de esquerda no Brasil a demagogia imperou sobre as pessoas, levando a falsa esperança de um país melhor.

Na Argentina encerrou-se, após 12 anos, o fim do governo Kirchner pautado no populismo demagógico envolvido em escândalos de corrupção, com viés autoritário, sempre na tentativa de emudecer a imprensa, levando aquele país a uma crise política e econômica sem precedentes.

Os hermanos elegeram Maurício Macri líder de uma frente de centro-direita, como uma nova esperança para o país, com novo modelo de governabilidade.

Na Venezuela a oposição a Maduro venceu as eleições legislativas e irá ocupar 99 cadeiras das 167 do Parlamento daquele país.

A aliança oposicionista é formada por partidos conservadores e de centro. O Governo populista/socialista de Maduro impôs à nação uma escassez de alimentos básicos, com as prateleiras dos supermercados vazias.

No Brasil desde que o governo populista assumiu a cadeira de mandatário maior da nação, estamos entrando em decadência socioeconômica.

Pessoas ligadas ao governo estão chafurdadas em escândalos de corrupção, do Mensalão à Lava Jato. Conseguiram transformar a Petrobras, empresa de orgulho nacional, em sinônimo da corruptela.

A crise política/financeira impede o desenvolvimento do país. Medidas assistencialistas em demasia foram tomadas sem preocupação com o orçamento.

O governo gastou mais do que arrecadou, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo obrigado a fazer as ditas “pedaladas fiscais”.

Incentivou-se a um consumo interno desenfreado, sem nenhum incentivo à produção ou às reformas de infraestrutura.

Poder-se-ia elencar outras séries de equívocos, como represamento do valor de combustível, energia elétrica, etc., mas tudo se resume a um plano de perpetuação no poder da esquerda, sem preocupar com um plano de governabilidade.

Nos primeiros anos no governo de esquerda no Brasil a demagogia imperou sobre as pessoas, levando a falsa esperança de um país melhor, de uma vida mais digna da população carente, de um governo probo e reto.

Com o passar dos tempos, a nação Brasileira percebeu que o sonho tornara pesadelo, a corrupção apoderou-se do governo como forma de conseguir recursos para manter-se no poder.

A afirmativa restou clara com a Ação Penal 470, onde deputados da base aliada eram cooptados através de uma mesada, para traírem o povo e votar de acordo com interesses do partido do mandatário maior da nação.

Com os envolvidos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve-se a utopia que aquele escândalo fora um ponto fora da curva e que a atuação da Polícia Federal, Ministério Público e o julgamento da Suprema Corte serviriam para inibir novos desvios de condutas de agentes públicos.

Ledo engano, a operação Lava Jato demonstrou que a prática é corriqueira, o que interessa é o poder e não a nação. A crise política instaurada pelos desmandos do governo trouxe uma conjuntura de instabilidade política, social e financeira, com consequente aumento do desemprego, inflação, juros, etc.

A Presidente da República está com os menores índices de aprovação da história do Brasil. Para os governos demagógicos de esquerda vale a frase de Abraham Lincoln: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todos por todo o tempo. ”

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch