Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Descobrindo o mundo

Descobrindo o mundo

26/01/2016 Priscilla Bonini Ribeiro

Nossas crianças merecem todo o amor e dedicação para crescerem e desenvolverem todas as suas habilidades.

A infância é a fase mais importante da vida. É quando descobrimos as sensações, os sabores, os cheiros, os sentimentos, as pessoas, o mundo. Tudo é novidade.

É na infância que nossos sonhos nascem; é o momento em que somos o centro das atenções da mamãe, do papai, dos avós, dos tios, da família e... da escola.

O papel da escola na Educação Infantil é essencial para que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas, ou seja, é onde a criança aprenderá a conviver com outras pessoas que não são parte de sua família.

Conhecerá os primeiros amiguinhos, fará o primeiro desenho, escreverá o seu nome pela primeira vez. E essas conquistas precisam ser acompanhadas pelos pais e familiares, por se tratar da fase da vida em que o apoio familiar trará à criança a necessária segurança de seguir o seu rumo de desenvolvimento.

Cabe a todos nós o cuidado. É nosso dever olhar e zelar por todas as crianças de nossa cidade e de nosso planeta. São elas que irão preservar nossas raízes e representam hoje, o futuro de todos nós. Por isso todos os projetos educacionais voltados às crianças precisam da participação da família para que as ações nas escolas possam ser continuadas além dos muros escolares.

Conhecer o que as crianças estão aprendendo na escola, participar das reuniões dos pais e mestres, conversar com professores e funcionários da escola, enfim, a presença da família na escola é muito importante. Com esse pensamento, desenvolvemos em Guarujá o projeto A.M.A.R – Atividades Motoras e Ações Recreativas, visando o desenvolvimento infantil em harmonia com os aspectos cognitivos, afetivos e motores.

As crianças participam de atividades como jogos, massagens dinâmicas, estimulação sensorial e motora, percepção auditiva, entre outras, e adoram o momento em que nossas educadoras contam histórias. Contar histórias faz parte, também, de outro projeto que desenvolvemos na Educação Infantil de Guarujá: Projeto Lê Pra Mim?.

A intenção é incentivar às crianças a lerem e o trabalho é desenvolvido com a mediação de nossos professores. Dentro deste projeto há o Baú de Livros com cerca de 76 títulos disponibilizados às crianças. O Baú de Livros circula por todas as unidades da Educação Infantil de Guarujá, contribuindo assim, para que o amor e o hábito da leitura floresçam em nossas crianças.

A cada livro lido, um novo mundo é descoberto. Desenvolvemos também outros projetos visando à relação da criança com o meio ambiente, a relação da criança com o seu bairro, com sua família, enfim, projetos que fazem parte do “Programa Saber em Ação”, voltado a toda rede municipal de ensino, com o propósito de levar conhecimento aliado à diversão que é tão natural em nossas crianças.

A educação brasileira está evoluindo e nós, família e escola, temos de acompanhar essa evolução e mais: temos de contribuir para que essa evolução alcance o seu objetivo maior que é a Educação de Qualidade para todos. É um trabalho constante, intenso e árduo, mas que quando é realizado com amor, é gratificante e recompensador.

Todos nós vibramos com as conquistas de cada criança. Todos nós nos orgulhamos quando vemos o primeiro tudo que cada uma delas consegue realizar. Nossa base para a educação é e sempre será o amor. Pois foi com amor que todos nós nascemos para essa vida.

* Priscilla Bonini Ribeiro é Secretária de Educação de Guarujá e Conselheira Estadual de Educação de São Paulo.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques