Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados com a água hoje e sempre

Cuidados com a água hoje e sempre

28/03/2016 Antonio Luis Francisco

Muitas vezes, damos valor para um bem quando o perdemos.

Cuidados com a água hoje e sempre

Assim tem sido com a água, um bem tão precioso, cada vez mais escasso, caro e distante de nossas torneiras.

De fato, é merecedor o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, data em que podemos fazer uma reflexão sobre como estamos tratando nossos recursos hídricos, tão vitais à vida humana.

Diversas regiões do País comemoram o verão bastante chuvoso registrado neste ano, uma situação diferente daquela vivenciada em 2015, quando alguns Estados entraram em alerta com a escassez de chuvas, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste do país, e que causou enormes transtornos para a população.

A crise teve um aspecto positivo, pois despertou nas pessoas a importância de consumir a água de forma mais cuidadosa e eficiente. E mesmo com os consideráveis volumes de chuvas acumulados nos últimos meses, a batalha contra o desperdício continua, a favor do consumo consciente e de medidas que economizem água.

Estas serão necessárias e fundamentais a partir de agora. Utilizar menos e melhor é uma lição para adultos e crianças, empresários e população em geral. As melhores práticas no consumo da água começam em casa, mas estendem-se a todos os lugares que permeiam o dia a dia.

No trabalho, no shopping, no teatro, no restaurante, no clube, nos aeroportos ou hospitais, no posto de gasolina, nos templos, não importa o local, as práticas de consumo racional devem prevalecer.

Mesmo em locais de grande fluxo de pessoas, é possível manter a limpeza com reduzidos volumes de água. Das torneiras e válvulas economizadoras instaladas em banheiros e cozinhas até o uso de equipamentos adequados para a lavagem de pisos de áreas comuns, todas as iniciativas são válidas para economizar água, sem a perda do conforto e dos níveis de higiene.

Este, aliás, é um ponto a ser ressaltado. Consumir menos água, não significa reduzir a qualidade da higienização de locais e instalações, com o risco de afetar a saúde das pessoas.

O país conta com tecnologias de fácil acesso que proporcionam a limpeza correta das mais diferentes áreas, com a eficácia necessária para atender às atuais necessidades da sociedade.

Estamos diante de uma nova realidade. O país das grandes reservas e fontes de recursos hídricos, que nunca soube o que era falta de água, pode agora conhecer o drama dos moradores do sertão nordestino que há décadas enfrentam os efeitos danosos da estiagem.

A elevação dos níveis de armazenamento das represas, graças às chuvas de verão, não é garantia de abundância em longo prazo. Governos e sociedade possuem responsabilidades diferentes e complementares na preservação dos recursos hídricos.

Não podemos esmorecer nos cuidados e práticas para consumir menos água. A natureza tem suas características, seus caprichos e responde aos estímulos que recebe. Os riscos de novas secas ainda existem, por isso, as novas atitudes devem ser mantidas em qualquer situação, indefinitamente.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch