Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma Obsessão de Amor

Uma Obsessão de Amor

10/05/2016 Eduardo Henrique Niess Pokk

Todos nós já conhecemos alguém que tem um amor obsessivo.

Tudo acontece por causa da dependência que temos em outra pessoa por termos emoções frágeis. Tem muita gente que continua chamando isso de amor, diz que “ama demais”, mas na verdade, isso não passa de uma dependência. Fernando Pessoa dizia “Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades.

Para viver a dois, antes, é necessário ser um”.

Então, amar, tem seu significado não no que as pessoas buscam, que é se completar com outra pessoa. Amor é, no fim, estar com alguém simplesmente porque gosta de estar com alguém, é uma troca que não é doentia, que não delega prejuízos, sem confusão sentimental. Se não for assim, preste atenção: não é amor. Mas quem é obsessivo não consegue perceber sua obsessão, e por isso precisa da ajuda de um profissional da área da psicologia.

A quantidade de confusões emocionais, pode quantificar essa obsessividade. O problema é que quando nos tornamos dependentes de outras pessoas, em vez de darmos prazer, damos desprazer. Geramos um peso, uma carga que o outro não tem obrigação de carregar, e aí, passa-se a magoar-se com facilidade. Esperando demais do outro, as coisas que deveriam ser produzidas por nós.

A dependência emocional, que deriva a obsessão, gera sofrimento, não pelos motivos que a pessoa diz ser, mas porque não encontra solução para seu sofrer (que seria ter 24h por dia sua pessoa “amada”), mas pela incompreensão do que é ou não real. Nesse ponto, a exigência de correspondência do querer torna-se tão alta, que passa a ser insuportável e, por consequência, o casal acaba se separando. Mas veja, não quer dizer que a pessoa tenha um histórico infantil para leva-la a ter esse tipo de obsessão, um grande trauma amoroso, por exemplo, pode gerar.

Traumas podem e costumam apresentar-se como um “start” em problemas emocionais e também comportamentais. A perda de uma pessoa (por morte ou separação), pode causar traumas que, se não bem tratados, poderão influenciar o restante da vida de quem foi traumatizado.

Este problema não é exclusividade de casais. Esse tipo de obsessão pode ocorrer também, por exemplo, com filhos, mas a dependência ocorre com semelhança a do caso anterior, com a diferença que pais assim podem (e provavelmente vão) atrasar o desenvolvimento emocional de seus filhos, ou, de outra forma, os obrigarão a se tornarem maduros muito mais rapidamente para conseguir responder às expectativas e as dependências dos pais.

Em qualquer um dos casos, é muito importante que haja acompanhamento psicoterápico. É necessário que se entenda a defasagem emocional do obsessivo para que se amenize e este consiga viver com independência e dignidade.

* Eduardo Henrique Niess Pokk é psicólogo clínico.



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça