Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que a CPI da merenda precisa apurar

O que a CPI da merenda precisa apurar

11/07/2016

Os parlamentares estaduais paulistas decidiram acertadamente pela abertura da CPI da Merenda.

São Paulo acompanha as apurações do superfaturamento e das fraudes em licitações denunciadas na Operação Alba Branca, do Ministério Público Estadual, sobre a venda de suco a 22 prefeituras do interior paulista e à própria Secretaria de Educação do Estado.

Implicados no esquema foram presos, hoje são processados e citaram o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), que é oriundo do Ministério Público, como um dos supostos beneficiários do esquema.

O deputado nega veementemente, abre seu sigilo e diz do seu interesse em ver a questão esclarecida em termos definitivos. Tudo acontece num momento crítico da política brasileira, decorrente do impeachment presidencial e da revelação de criminosos atos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato.

Diante de tão delicado quadro, os parlamentares estaduais paulistas decidiram acertadamente pela abertura da CPI da Merenda, que tem como foco a apuração do esquema e suas repercussões. Importante que levantem detalhadamente como se operavam as fraudes para, a partir desse conhecimento se adotar procedimentos administrativos que eliminem a possibilidade de se repetirem.

E que também restem esclarecidos quais os operadores do esquema criminoso e qual o papel de cada um para que recebam a devida punição legal. Além dos operadores diretos das fraudes, temos lançados à baila os nomes de altas figuras do Estado, além dos prefeitos e auxiliares das 22 cidades citadas na Alba Branca.

É importante atentar para o nexo causal. Antes da formação do juízo sobre a participação (ou não) de cada um, buscar saber se agiram de alguma forma dolosa ou culposa para produzir o resultado danoso (no caso as vendas superfaturadas e fraudadas) ou se estariam sendo apenas citados sem a sua própria ação ou até conhecimento da empreitada lesiva ao interesse público.

É aconselhável também verificar a possibilidade de alguém, abusando da confiança, ter praticado os atos e exposto seu chefe ou líder. A negativa de Fernando Capez merece ser analisada, assim como as razões dos outros agentes públicos citados no caso.

Mais que isso, suas razões precisam ser confrontadas com as provas para, ao final, não restarem a impunidade e nem a punição injusta. O deslinde do caso interessa a todos os paulistas e, evidentemente, aos envolvidos que estejam certos do não cometimento de ilícitos...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra