Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que tenho aprendido com a crise?

O que tenho aprendido com a crise?

17/07/2016 Milena Lidor

O que mais tenho escutado sobre este momento em que vivemos na economia do nosso país são histórias tristes.

Não há como negar, elas realmente existem. No entanto para cada pessoa que converso e que me apresenta suas dificuldades, desânimo e até pensamentos como: fechar sua empresa, realizar demissões em massa, recuar no planejamento de expansão da sua marca e dezenas de outras situações, trago para minha mente dez outras situações que me motivam a eliminar aqueles pensamentos, para que com energia eu possa pensar em como nossa empresa pode continuar crescendo.

Tento trazer a mesma visão para essas pessoas que estão desanimando diante de tantas dificuldades, com o pé no chão e muita responsabilidade. Se existe algo que tenho aprendido com este momento é primeiro: não se contaminar.

Não sou alienada, nem tampouco ignoro o cenário, porém tenho criado barreiras para que eu possa continuar pensando positivamente em novas ideias que motivarão nossa equipe e fortalecerão nossos clientes. A segunda atitude que procuro aplicar é que se eu não ajudar à estas pessoas que passam por momentos de sérias dificuldades, não estarei executando nossa missão que é ser útil.

O impressionante é que ao ajudar somos simultaneamente ajudados, as ideias que sugerimos transformam-se em muito mais, criam novos caminhos, novas oportunidades, mostrando a coragem que nem sabiam que existia.

Em nosso dia a dia, somos tomados por tanta correria e pela necessidade sempre imposta de aumento da performance que temos que apresentar que nunca, ou quase nunca, paramos para olhar aos parceiros que temos, clientes, amigos, vizinhos de empresa, do ponto de vista de sugerir melhorias, oferecer ajuda.

Tenho sido surpreendida com o quanto podemos nos ajudar, quando temos a delicadeza de ouvir, entender as necessidades dessas empresas amigas e com uma visão externa apresentar algumas sugestões. As transformações são evidentes e imediatas.

É bastante comum que ao estarmos vivendo o problema não consigamos enxergar não apenas oportunidades durante a crise, conceito utilizado em demasia neste momento, mas também, não buscar a força necessária para seguir em frente, a refletir sobre importância da permanência no mercado para muitas pessoas que vivem a cadeia produtiva do negócio e, por muitas vezes, está apenas em entendermos como podemos percorrer por novos caminhos.

Que sejamos consultores uns dos outros para gerar fortalecimento e crescimento.

* Milena Lidor é consultora da Franquear Consultoria.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch