Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Medalhas e Migalhas

Medalhas e Migalhas

08/09/2016 Sidney Anversa Victor

No torneio global da economia, o Brasil está distante do pódio, pois é baixíssima a sua capacidade de competir.

A Olimpíada do Rio de Janeiro, considerando as cerimônias de abertura e encerramento, a modernidade das instalações e a organização, encantou e surpreendeu o mundo.

O balanço foi positivo, mas o grande evento vendeu a imagem de um país que não existe. Para clarear essa questão, é oportuno entender por que ganhamos muito menos medalhas do que outros países. As equipes olímpicas de nações como os Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, China e Rússia (os dois últimos do BRIC, como nós) contam com apoio permanente, base sólida de treinamento e formação nas universidades.

A maioria de nossos atletas, inclusive alguns medalhistas, têm imensa dificuldade para treinar, manter-se e participar dos jogos, sobressaindo-se graças ao seu talento e muito esforço pessoal. Assim também ocorre com as empresas brasileiras no jogo global da economia.

Suas concorrentes externas contam com o respaldo de políticas industriais bem estruturadas, pagam muito menos impostos, obtêm financiamentos e crédito com facilidade e juros baixos, têm mais acesso à tecnologia desenvolvida nas universidades e amplo apoio em programas de exportação.

Os empresários brasileiros não têm apoio e lutam contra numerosos obstáculos. Como poucos, honram o ideal olímpico de que “o importante é competir”.

Aqui, jogamos sozinhos, enfrentando as adversidades de sistemas tributário e trabalhista arcaicos e onerosos, os juros reais mais altos do mundo, burocracia, dificuldade de acesso ao crédito e insegurança jurídica, além dos prejuízos — materiais e morais — provocados pela corrupção, que nos envergonha no mundo e desencoraja os investimentos produtivos externos.

Infelizmente, o universo político também conspira contra os setores produtivos, pois coloca interesses pessoais e de grupos acima das causas maiores do País. Vejam o que ocorreu até mesmo no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Michel Temer enfrentou, na interinidade, imensa pressão de parlamentares, num leilão fisiológico dos votos relativos ao afastamento definitivo da presidente. Isso praticamente imobilizou o novo governo em seu início, adiando medidas prementes para a retomada do crescimento econômico.

Nesse ambiente corrosivo para quem produz e trabalha, as empresas são exemplos de superação, imensa capacidade de gestão, conhecimento do negócio e muito trabalho, assim como nossos atletas. Honramos, como poucos, o ideal olímpico de que “o importante é competir” e vez ou outra ganhamos uma medalha.

No entanto, se os grandes problemas estruturais brasileiros não forem solucionados, continuaremos colecionando migalhas na competitiva economia global.

* Sidney Anversa Victor é presidente da Abigraf Regional São Paulo (Associação Brasileira da Indústria Gráfica-SP).



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch