Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ser professor é gratificante

Ser professor é gratificante

21/10/2016 Reinaldo Dias

O dia do professor deve ser dedicado à reflexão sobre o seu papel e sua condição profissional.

Neste ano a Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) adotou o lema “valorizar os professores e melhorar a sua situação”.

Lema bastante pertinente ao momento pelo qual passa o país e demonstra mais do que nunca, a necessidade de melhora da educação em todos os níveis.

De acordo com a Agenda da Educação 2030 da Unesco, o papel do professor é fundamental em um país. Destaca que o professor deve ter “as competências necessárias, ser contratado e remunerado de forma adequada, receber uma boa formação, estar profissionalmente qualificado, encontrar-se motivados, e receber apoio dentro de sistemas dotados de recursos eficazes e bem administrados”.

O ensino básico é essencial para a formação do cidadão, pois é onde se adquirem os valores fundamentais para uma boa convivência em sociedade, aprendendo a usufruir da liberdade, ter respeito a outros sem distinção de qualquer espécie, a tolerância, ser solidário, honrar compromissos entre outros.

São os professores que transmitem esse conjunto de valores. E qual a condição para o fazerem no Brasil? Sua situação é precária, para dizer o mínimo. Os professores do ensino básico são desvalorizados, com formação deficiente, mal pagos e sem perspectiva de desenvolvimento profissional continuado, uma condição necessária para exercer com dignidade e responsabilidade sua profissão.

De modo geral, o professor é pouco valorizado no país, seu status é baixo, sua importância minimizada, por mais que se alardeie o contrário. É lembrado e louvado no seu dia e só. Na realidade, professores e estudantes são vítimas de um sistema socialmente injusto, com uma estrutura que não permite mudanças e que está a serviço ostensivo do capital, em detrimento da sociedade como um todo.

O aluno de escola pública se vê diante de um professor cansado, pressionado, mal remunerado e sem recursos suficientes para exercer sua profissão. O problema não é o professor e muito menos o estudante. Na realidade, ambos exteriorizam um problema sistêmico que se evidencia pelo cenário de corrupção e má utilização dos recursos para a educação.

De qualquer modo, em que pesem essas dificuldades, o professor abre seu caminho ajudando os alunos a adquirir experiências, a adotar valores identificados com a civilidade, a adquirir as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas cotidianos, a agir, a tomar decisões, a reconhecer, enfrentar e resolver os desafios do mundo atual.

O caminho é difícil, mas ensinar é a profissão mais digna e gratificante, apesar dessas dificuldades que a acompanham. O que dá ânimo para persistir neste caminho é saber que se está construindo o mundo do amanhã, que deverá ser melhor, mais justo, onde todos terão as mesmas oportunidades.

Saudações a todos os professores lembrando que, afinal o que tem de melhor em ser professor é o prazer de aprender, sempre.

* Reinaldo Dias é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques