Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A competição por um cargo público em um 2017

A competição por um cargo público em um 2017

04/01/2017 Ricardo Althoff

A partir de 2017 passa a valer a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que congela os gastos do governo por 20 anos.

Ela foi aprovada no último dia 13 de dezembro e vai afetar diversos setores do país, inclusive o de novos concursos para cargos públicos. Engana-se, porém, quem pensa que não haverá novos concursos.

A abertura de um leque de oportunidades profissionais vai acontecer, entretanto com algumas ressalvas. Primariamente as novas vagas visarão reposições de cargos de chefia e direção, poupando aumentos de despesas, posteriormente inúmeros outros cargos efetivos ou vitalícios que estejam vagos terão vagas abertas.

O país não pode parar de funcionar a máquina pública continuará a precisar de mão de obra. É inevitável que hajam novos postos de trabalho, até porque muita gente se aposenta todo ano. O caso é que a quantidade de vagas com certeza irá diminuir, e isso causará uma disputa mais acirrada pelas posições restantes, tornando concursos muito mais difíceis.

O cargo público é muito cobiçado pelo brasileiro, e é preciso se preparar para ser assertivo nesse novo ano. Novos editais são abertos nessa época de janeiro e fevereiro, e é possível se programar para iniciar os estudos para as provas, que como sempre serão cheias de pegadinhas.

Muita gente já prestou ou quer prestar provas ao longo dos anos. Isso porque é uma área de trabalho cheia de vantagens, em nosso país, principalmente pela estabilidade gerada, algo muito cobiçado em tempos de crise financeira. Essa já é uma cultura de nosso povo. Quem nunca ouviu, da avó ou dos pais, a famosa frase: “presta concurso pra ter uma vida sossegada!”.

Não precisar de experiência e possibilitar o acesso de pessoas com formação média, também acabam sendo um grande atrativo. Porém, apesar de ser um bom emprego, não se deve buscar apenas estabilidade. Vivemos na época da inovação, do empreendedorismo.

Hoje somos incentivados a seguir o sonho, e mesmo que ele esteja no cargo público é importante determinar a área do seu concurso, não só pelo salário ou comodidades. Os trabalhos já não são para o resto da vida, as pessoas podem mudar, mas mesmo assim é preciso buscar algo com que se tenha afinidade.

Outra dica importante é estar atento nessa época de lançamento de editais, pois muitos acabam não conseguindo passar porque não prestaram atenção ao que precisava ser estudado para o cargo que prestou, ou mesmo porque se perdeu com as datas.

O ideal é ter um controle pessoal que te recorde desses momentos importantes. Também aproveitando o começo do ano, é interessante se programar desde já para ir estudando para todas as vagas que abrirem ao longo de 2017. Caso não passe em nenhum, em 2018 já se estará muito mais preparado.

Hoje as ferramentas de estudo são inúmeras, e é fundamental ter um guia que siga uma linha coerente de aprendizado. Ferramentas online com professores profissionais são excelentes recursos. Manter os estudos em dia ajuda o cérebro a estar alerta, e mesmo que se fracasse uma vez é preciso continuar tentando, já que é plenamente possível entrar em um cargo desejado.

Entretanto, estar atento a pausas entre as horas de estudo também é algo importante. É preciso manter a mente saudável, e não sobrecarregada respeitando seus próprios limites. Como dica de estudo interessante ter uma rotina de estudo dialogue com suas dificuldades, dando maior atenção a pontos chave, inclusive considerando o cargo pretendido.

Fazer exercícios que te permitam praticar, simulados e provas anteriores são ótimos exemplos da prática que leva à perfeição, nesse caso. No dia do concurso é preciso chegar com antecedência, relaxado, tranquilo de que fez o melhor que se podia durante um longo período.

Se tudo for bem planejado é possível. Estar confortável ajuda a mente a funcionar melhor, e ter estudado bem e de forma eficiente, também ajuda a tranquilizar a mente. Uma boa preparação e a paz de quem cumpriu sua rotina ao longo de um ano já te colocam à frente a maioria dos candidatos.

Essas posturas devem ajudar a combater grande parte da competitividade a mais que os próximos anos reservam. O espaço está ai, basta se esforçar e se concentrar. Boa prova!

* Ricardo Althoff é CEO da Seu Professor Empreendedor & Negócios.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch