Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Melhor momento para diversificar os investimentos

Melhor momento para diversificar os investimentos

26/02/2017 Viviane Ferreira

Você já ouviu dizer que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta, mas ao invés disso, diversificar?

Melhor momento para diversificar os investimentos

Falar é fácil, não é mesmo? Mas muita gente me pergunta como, onde e, principalmente, qual o melhor momento para diversificar os investimentos.

Minha resposta é que depende de muitas variáveis, como por exemplo, perfil da investidora, o objetivo, o risco e o prazo do investimento. Diversificar os investimentos é importante para reduzir os riscos, mas não necessariamente ter maior rentabilidade.

Diversificação de investimentos para investidores agressivos

Quando se aplica em investimentos moderados e agressivos, como por exemplo títulos IPCA+ de longo prazo, fundos multimercados agressivos, fundos de ações e ações, é muito importante diversificar para diminuir o risco.

Embora, dessa maneira, você esteja investindo tanto nas opções que terão melhores rentabilidades, como naquelas com menor rentabilidade. Isso tudo porque ninguém sabe antecipadamente qual aplicação vai trazer maior retorno, as tendências do mercado, a economia e outros fatores que podem mudar ao longo do tempo.

Definir objetivos para diversificar investimentos

Antes de decidir por diversificar, é fundamental conhecer bem seus objetivos em relação ao dinheiro, como por exemplo: é para uma viagem no final do ano, comprar um carro daqui a três anos, comprar um imóvel daqui a dez anos ou para a independência financeira e aposentadoria daqui a trinta anos?

Definir esses objetivos vai fazer toda a diferença na diversificação dos investimentos. Você pode, inclusive, ter um investimento para cada um desses objetivos e optar por variar a estratégia conforme o prazo de investimento. O que é uma estratégia interessante.

Como entender o perfil de investidor

Outra escolha importante é saber o seu perfil de investidora no sentido de compreender e aceitar a volatilidade dos investimentos. Já tive clientes que ficavam muito incomodados com qualquer volatilidade em suas aplicações e, mesmo com a consciência de que os investimentos eram de longo prazo, a qualquer variação me ligavam incomodados.

Esse perfil de investidor precisa ter aplicações mais conservadoras, pelo menos enquanto as taxas de juros altas permitem bom retorno neste tipo de aplicação. Por outro lado, já tive clientes que compreendiam e aceitavam bem a volatilidade e, com isso, tiveram bons retornos no longo prazo.

Simplificar ou diversificar os investimentos?

Recentemente atendi uma investidora quem possuía um objetivo muito claro: investir o dinheiro por um prazo de dois anos, sem mexer. Então, a decisão foi investir tudo em um único investimento conservador, mas com boa rentabilidade.

Neste caso, um dos objetivos da investidora era simplicidade e segurança. Portanto, uma vez que o recurso seria investido em uma instituição sólida, em um investimento conservador e que o próprio fundo já possuía uma gestão ativa em diversificar estratégias e títulos escolhidos por um bom gestor, ela escolheu a simplicidade de investir todo o recurso apenas em um fundo de investimento.

Um exemplo de diversificação de investimento foi de uma outra investidora que tinha 80% dos investimentos em títulos do Tesouro Direto, mas com a perspectiva da queda da taxa de juros e uma nova entrada de recursos, ela escolheu por fazer os novos investimentos em fundos multimercados moderados e agressivos e assim diversificar o portfolio diante de um novo cenário econômico.

Então, a diversificação depende principalmente do prazo do investimento, perfil da investidora e do objetivo do investimento. Os momentos de mudança de cenário econômico são momentos interessantes para diversificar, pois existe uma incerteza na direção do mercado econômico e a diversificação nesse momento ajuda a reduzir o risco.

É importante você estar confortável com a diversificação dos seus investimentos e dormir tranquila com essa decisão.

* Viviane Ferreira é consultora financeira e palestrante de finanças e superação.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques