Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A vitória de parar de fumar

A vitória de parar de fumar

31/05/2017 Luisa Maria Maia Nobre

“Cheguei a pensar que o cigarro era meu amigo, meu companheiro que aliviava minhas tensões”

A vitória de parar de fumar

Fui fumante por quase 4 décadas. Intermináveis anos fumando e acumulando cinco tentativas frustradas de parar de fumar. Atualmente conto o tempo que perdi e o que já ganhei com a decisão de deixar definitivamente este vício que mata.

Em nosso país, segundo estatísticas, 80% dos fumantes dá sua primeira tragada antes de atingir os 18 anos. E o que mais me estarrece é que no mundo inteiro esta idade é ainda menor. A pesquisa aponta que a idade média é de 15 anos, ou seja em plena adolescência.

E não adianta o alerta das autoridades da área médica e confirmações da OMS - Organização Mundial da Saúde e outras instituições idôneas de que o produto mata dois em cada três usuários. Às vezes quando não mata, deixa sequelas irreversíveis.

Estou torcendo para que os três PL que tramitam no Congresso Nacional que determinam a padronização das embalagens destes produtos sejam votadas sem demora para que inúmeras vidas deixem de ser manipuladas por artifícios de marketing que estão expostos ao jovem desde cedo.

Em outros países como França, Reino Unido, Austrália e outros já foram adotadas legislações que determinam a padronização das embalagens de produtos originários de tabaco.

O político e professor Elias Murad, foi um dos pioneiros no combate ao tabagismo em Minas Gerais e no Brasil. E durante uma entrevista ele pedia para desligar o gravador e dizia para mim: "Pare de fumar. Porque você insiste em acender este cigarro. Sabia que está se drogando". Neste dia, num curto período, eu queimei quatro cigarros.

Na época era "chique" fumar. E confesso que cheguei a pensar que o cigarro era meu amigo, meu companheiro, aliviava minhas "tensões". E a realidade é totalmente outra. Hoje o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e outros órgão do copo humano e causador de 12 mil óbitos por ano no Brasil.

Retornando há poucos dias da Europa, adquiri uma tosse de meus tempos de fumante. Fiquei exposta como "fumante passiva" à fumaça dos usuários à minha volta. Lá é verão. E como fumam! Compulsivos em grande quantidade que não têm consciência do mal que fazem a si mesmo e às pessoas que estão ao seu redor. E o turista além de inalar fumaça tem que conviver com cidades imundas com "restos" de cigarros que os fumantes pouco educados vão deixando pelas ruas.

* Luisa Maria Maia Nobre é diretora de redação de O Debate

 

 

 

 

 



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques