Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Respostas para o futuro energético

Respostas para o futuro energético

18/05/2017 Gilberto Vieira Filho

A tecnologia é responsável por muitas das comodidades que experimentamos atualmente.

Algumas, no entanto, passaram a fazer parte do nosso cotidiano há tanto tempo que estão naturalizadas. É assim, por exemplo, com a energia elétrica.

Ao longo dos anos esse recurso tão necessário foi evoluindo e, cada vez mais, é possível ter acesso a fontes renováveis e sustentáveis. No final de um filme aguardado, no meio da noite ou no jogo de decisão de um campeonato, são nesses momentos em que a falta de energia elétrica mais é percebida.

Porém, a escassez desse bem precisa ser levada a sério, pois a produção como conhecemos atualmente, gerada principalmente por meio de hidrelétricas, corre sérios riscos. Com alagamento de florestas, impactos consideráveis na fauna e flora, além da retirada de populações inteiras, a construção de usinas aponta para necessidade iminente de um novo projeto para a produção de energia.

Limpa, renovável e cada vez mais acessível, a energia solar deixa claro o potencial que possui. Somente nos dois últimos anos a produção fotovoltaica teve incremento de 70% em todo o mundo. Estima-se, inclusive, que 90% das unidades existentes foram instaladas nesse período.

É baseada nesse contexto que a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) acredita que até 2030 os projetos nessa área alcancem os 25 gigawatts. Desse total, 68% corresponderiam a usinas de grande porte e o restante à geração distribuída em residências, edifícios comerciais e condomínios.

Com esses avanços, a expectativa é de que ocorra um aumento significativo nos percentuais referentes à matriz energética, passando dos modestos 0,02% de 2015 para 10% nos próximos 13 anos. São várias as razões para esse crescimento tão significativo. Entre eles, e talvez um dos mais relevantes, é o barateamento dos equipamentos.

Nos últimos dez anos, por exemplo, houve redução de 70% no preço de aquisição da energia solar. Isto gera ainda outro dado positivo, a diminuição de tempo para retorno no investimento que antes era de 25 anos e agora é, em média, de somente oito.

São muitas as vantagens financeiras e ambientais ao se optar pela geração de energia solar. Vivemos em um país com abundância de recursos naturais e que necessitam ser mais bem aproveitados. Isso pode colocar o Brasil como uma referência internacional nessa área e, acima de tudo, mostrar que existem alternativas viáveis para o consumo consciente.

* Gilberto Vieira Filho é presidente da Quantum Engenharia.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch