Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A articulação pela renúncia do presidente

A articulação pela renúncia do presidente

26/06/2017 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

O raciocínio da população é de que o país vai se transformando num barco à deriva.

A articulação pela renúncia do presidente

No centro do tornado que se abate sobre a política nacional, a mais nova informação é sobre o movimento, nascido na última quinta-feira, entre os aliados do presidente Michel Temer, com o objetivo de convencê-lo a renunciar e articular alguém do próprio grupo para tentar a eleição indireta.

O argumento básico é aquele já conhecido: um processo de impeachment é longo demais e prejudicará ainda mais o país. Ensaia-se, dessa forma, o simplista aplicação do provérbio “rei morto, rei posto”. Em vez de defender o presidente, o grupo já aceita a sua inviabilidade e passa a lutar para manter o poder através de outro preposto.

Temer vive o seu inferno político. Além das denúncias formuladas pela Procuradoria Geral da República que, a qualquer hora, serão protocoladas no Supremo Tribunal Federal e submetidas à Câmara dos Deputados, como determina a Constituição, ainda há o risco da debandada dos aliados. O PSDB, que detém quatro ministérios e é o maior dos aliados, poderá votar pela abertura do processo e consequente afastamento do presidente por um prazo de até seis meses.

E, se os tucanos, com seu peso, desistirem de impedir o processo, outros partidos aliados também poderão fazer o mesmo.

Com toda essa movimentação de bastidores, o raciocínio da população é de que o país vai se transformando num barco à deriva. Acuado, o governo não consegue avançar com suas pautas e, aos poucos, vai perdendo a sustentação congressual.

É um momento difícil, pois tanto o grupo do governo quanto o PT e seus aliados, afastados com o impeachment de Dilma Rousseff, estão cheios de problemas para poderem administrar o país. As oposições, excetuando dela o PT, não têm representatividade para fazer o novo governante. Marchamos para um difícil momento, onde ninguém é efetivamente uma esperança e podem surgir os malfadados salvadores da pátria.

Segundo delação do grupo JBS, que determina o processo contra o presidente da República, seu esquema pagou propinas e serviu a 1829 políticos pertencentes a 28 partidos. Numa apreciação básica, se o presidente será processado e poderá perder o posto por causa disso, nenhum dos outros beneficiários e os partidos envolvidos terá condição de assumir o governo. Infelizmente, caminhamos rumo ao desconhecido...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra