Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é um amigo para você?

O que é um amigo para você?

21/07/2017 Sandro Arquejada

Amigo, segundo dicionários, é uma pessoa que se tem afeição, com a qual mantemos relações próximas.

No entanto, quando pensamos em um amigo, parece que esta explicação soa um tanto frágil e carente de maior sentido. Nossa memória afetiva entra em cena e transborda nossos sentimentos numa impressão bem mais positiva e vigorosa sobre a amizade, dando um significado muito maior.

Então, podemos sair da descrição gramatical e buscar interpretações mais profundas, como por exemplo, a filosofia e a Sagrada Escritura, na esperança de tentar aproximar nossa experiência e emoção com o sentido literal da palavra. Os gregos classificaram o amor em três níveis: Eros, Philos e Ágape.

Eros é o amor sensual, apaixonado, que contempla a beleza. Temos como exemplo de Eros o amor entre namorados e entre casais. Ágape é um amor incondicional, como o amor de Deus por nós. E finalmente, Philos é o amor fraternal, o amor entre amigos. Para Epicuro, “a amizade é o máximo que a sabedoria da felicidade pode proporcionar na vida”.

Segundo Aristóteles, “amigo é uma única alma habitando dois corpos”. Para Platão: “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”. A Bíblia tem vários dizeres sobre amizade. O livro de Provérbios cita: “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão” (Pr 17,17).

O Eclesiástico nos diz: “Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil” (Eclo 6,6). Encontramos em Eclesiastes: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Ecle 4,10).

E finalmente, Jesus nos chama de seus amigos: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (Jo 15,15).

Contudo, talvez possamos dar um toque pessoal a essas definições. A amizade pode ser uma das coisas mais importantes da vida, ou quem sabe, mais valiosa que seu bem mais caro. Mediante tudo isso, qual o conceito de amizade para você? O que seu amigo significa em seu interior?

Pois, ao final de tudo, a melhor definição de amigo é aquela que está em seu coração. É a sua experiência de ser e de ter um amigo que fará todo sentido para você. E quanto mais amigo você for, mais atrairá um bom amigo.

* Sandro Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova, formado em administração de empresas.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves