Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Terrorismo Brasileiro

Terrorismo Brasileiro

23/08/2017 Bady Curi Neto

A violência desenfreada mata mais brasileiros do que o terrorismo no mundo.

Todas as vezes que em alguma parte do mundo, principalmente na Europa e nos EUA acontecem atos de terrorismo pessoas ficam consternadas, sendo notícias nos principais meios de comunicação.

E não é para menos, a violência do terrorismo atinge pessoas inocentes, que nada tem a ver com as falsas motivações religiosas dos protagonistas da barbárie. O mundo ilutado percebe a necessidade de um enfrentamento e até mesmo a caça, no sentido literal da palavra, destes extremistas e de seus grupos bárbaros, Al-Qaeda, Al-Qaeda do Iêmen, Estado Islâmico, Talibã, Boko Haram, entre outros.

Importante destacar que os números de vítimas do terror não chegam ao conhecimento do Ocidente, certo que as mortes causadas em terras distantes, a exemplo do Afeganistão e do Paquistão, quase não são divulgadas. Quando os Estados Unidos determinaram a busca e a eliminação de Osama Bin Laden, escondido no Paquistão, que comandara os ataques de 11 de setembro de 2001, matando cerca de 3000 inocentes, as pessoas aliviadas saíram na rua para comemorar.

Segundo informações de um oficial de Segurança Nacional à agência Reuters, a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden. (Fonte G1). Realmente não há como combater o terrorismo com flores, ações enérgicas têm que ser tomadas, desde a captura até mesmo eliminação destas pessoas. No Brasil, vivenciamos outro tipo de terror, a violência desenfreada que mata mais brasileiros do que o terrorismo no mundo.

No terror o mote é a deturpação da religião, em nossa nação o mote da violência é o tráfico, o latrocínio, sequestros, etc., em busca de dinheiro fácil. O resultado é o mesmo, a morte de pessoas inocentes, por causas distintas. Vale dizer que vivemos sobre constante terror ou uma guerra civil, que as autoridades insistem em não reconhecer, talvez pela inoperância, falta de vontade política, ou mesmo pela legislação penal altamente “garantista” para aqueles que atentam contra a vida da população.

Se um terrorista está armado e é alvejado pelas forças policiais daquela localidade, vemos a ação como ato necessário para a segurança da população, ao contrário, se um traficante desfila com fuzis nas comunidades do Rio de Janeiro ou de outro lugar qualquer e a polícia atira, surgem pessoas dos “direitos humanos” a defender o bandido contra a ação policial, com as escusas que isto seria uma execução.

A verdade é que algumas comunidades do Rio de Janeiro estão alijadas do poder público, vivendo sob as ordens dos traficantes, que chegam a colocar faixas com regramento sobre o trânsito local. Na Praça Seca, Zona Oeste do RJ há uma faixa, junto a uma barricada, com os seguintes dizeres: “Atenção moradores e visitantes, ao entrar na comunidade, abaixe o vidro e acenda a luz do salão, para a sua própria segurança. Grato pela compreensão, a firma agradece! ”.

Ou passamos a enxergar a violência no Brasil como guerra civil ou atos de terror a exigir medidas enérgicas para combatê-la ou estamos fadados a conviver com estas barbarias em nosso cotidiano.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch