Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

29/09/2017 Ricardo Pena

Acho que é assim que gostaríamos de nos sentir toda vez que interagimos com uma empresa.

Não seria ótimo você se sentir importante para a empresa da qual você adquiriu um produto ou um serviço? O mais curioso é que não conheço nenhuma empresa que deseja atender mal seus clientes. Até hoje, nunca vi uma empresa que colocasse em suas metas baixar o índice de satisfação dos consumidores.

Pelo contrário: as empresas costumam ter metas agressivas de melhoras no atendimento. E o mais curioso: a maioria delas sabe o que deve ser feito para atingir esses índices. Mas se as empresas querem atender bem o cliente e sabem o que devem fazer, por que elas não fazem?

Na minha visão tanto as empresas, quanto as pessoas acabam não fazendo tudo que sabem, ou seja, você sabe o que deve ser feito para ter sucesso numa atividade, mas você não faz. Se você fizesse tudo que sabe sobre dieta alimentar, por exemplo, como estaria sua saúde ou seu peso agora?

E como as empresas são feitas de pessoas, muitas vezes isso acontece também no meio profissional. Existe uma diferença entre o que sabemos e o que fazemos. Muitas vezes a solução é simples para um problema é simples, mas falta atitude.

Uma empresa pode até ter um ótimo produto, mas, se o atendimento falhar, a qualidade do serviço pode pôr tudo a perder. Imagine que você está em um restaurante com uma excelente comida, mas com garçons de cara fechada e mal-humorados.

Você voltaria só pela comida? Mesmo sendo maltratado? Muito provavelmente não. O mesmo vale para diversos outros segmentos, onde a atitude para executar o trabalho de forma diferenciada faz a diferença. A pergunta que eu sempre faço é "Existe formula mágica?".

Existe uma "receita de bolo" que funcione para todas as pessoas e empresas? A resposta é não. Tem muitas variáveis a serem consideradas e as pessoas são diferentes (ainda bem), mas existem alguns cuidados e mudanças que podem ser adotados na sua vida, dentro e fora da empresa, que facilitam gerar uma experiência sensacional para outras pessoas.

1. Não se contente com o bom, busque o excelente. Não menospreze o seu trabalho.

2. Crie suas metas pessoais e não se contente com 90% de execução, faça 110% no mínimo. Faça seu trabalho com prazer e tenha em mente que você é responsável pelo seu sucesso e pelo seu aprendizado. Não culpe os outros. Fazer algo bem feito é um exemplo que as pessoas em geral seguem.

3. Agradeça as pessoas pelo que elas fizeram. Celebre as pequenas conquistas, isso mostrará que você se importa com as outras pessoas e criará um ambiente de confiança.

Como eu disse anteriormente tudo isso parece muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de fazer o mais simples, EXECUTAR o que já sabemos.

* Ricardo Pena é diretor de Pré-Vendas e Consultoria da Avaya para o Brasil.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra