Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

10/10/2017 Astrid Vieira

Em agosto deste ano, o estado de Minas Gerais voltou a demitir mais do que contratar.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam a ocorrência de 139.432 admissões contra 148.877 desligamentos no Estado, que fechou com um déficit de 9.445 postos.

Acredito que, neste cenário complexo e instável, para um profissional ser valorizado e manter a sua colocação, ele precisa se destacar por meio da inovação e também pela busca por uma carreira de sucesso, que deve acontecer desde o começo da sua carreira.

Investir na realização de cursos e formações profissionais e participar de atividades que proporcionem uma visão prática da rotina de trabalho da área desejada (ex: programas trainee e estágios) são algumas das ações essenciais para a construção de um currículo consistente e coerente.

Ao conhecer a área de atuação da empresa da qual faz parte - descobrir pontos fortes e fracos de empresas concorrentes e identificar possíveis ameaças aos negócios - o profissional não somente pode melhorar o posicionamento da empresa no mercado, como também se mostrar inovador.

Este diferencial, aliado ao autoconhecimento, expertise, segurança, assertividade, equilíbrio emocional e flexibilidade de atuação, torna o profissional essencial e indispensável ao bom funcionamento de uma empresa. E são exatamente estas características que grande parte das companhias buscam nos candidatos às vagas de emprego.

O autoconhecimento e o entendimento profundo do profissional em relação à empresa em que trabalha e o mercado a que pertence, proporcionam a liberdade necessária para que esse trabalhador trace estratégias eficazes para um melhor posicionamento da empresa no mercado, acarretando vantagem competitiva à mesma. Estas estratégias evitam surpresas e incertezas nos momentos de tomadas de decisões, além de fornecer uma perspectiva da capacidade vigente e futura de empresas concorrentes.

Percebo que após o planejamento de estratégias, o profissional se torna apto a criar uma melhor experiência de consumo de produtos e serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Conhecendo a fundo a concorrência, uma empresa pode inovar e obter os elementos necessários para surpreender seus consumidores.

Por fim, pude observar que o resultado positivo de uma empresa pode propiciar tanto o crescimento da mesma em seu mercado de atuação quanto o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

Nessa via de mão dupla, onde há uma troca de benefícios, o profissional acaba por perceber as vantagens de se investir na carreira, além de conseguir sentir a sua relevância na empresa onde atua.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders HR – Consultants.



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra