Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gestão para a competitividade em serviços: Lean Service

Gestão para a competitividade em serviços: Lean Service

13/10/2017 Sidney Rago

O setor de serviços é o primeiro a sentir as consequências em um período de crise.

A principal diferença entre um processo de serviço e um processo de manufatura, é que o cliente participa ativamente dos serviços, enxergando valor desde o primeiro contato com a empresa, enquanto que na manufatura, o mais importante são as características agregadas aos produtos.

Isso muda totalmente o enfoque de todas as ferramentas. São consideradas atividades de serviços: os transportes, comércio, limpeza, alimentação, telemarketing, hospedagem e beleza, respondendo por 70% do PIB e é o “primeiro a cair, último a subir”.

Segundo especialistas consultados pelo G1, em um período de crise, o setor é o primeiro a sentir as consequências. "Com a redução do emprego e da atividade econômica, a demanda interna diminui.

E infelizmente não temos muita exportação de serviços no Brasil", explica o presidente da Confederação Nacional dos Serviços (CNS), Luigi Nese. O segmento também é o último a se recuperar por completo, porque engloba setores de consumo considerados não essenciais e, em alguns casos, depende também da retomada da indústria.

Apesar disso, os serviços já apresentam reflexos de uma possível recuperação. “Quando tem uma melhoria na condição econômica, as pessoas começam a cortar o cabelo, fazer unha toda semana e resgatar seus planos de saúde e seguros. São os primeiros movimentos de que está havendo uma melhoria na renda”, diz Otto Nogami, professor do Insper.

Em recente Projeto na Empresa Autoglass, maior prestadora de serviços do segmento de vidros no Brasil, conseguimos reduzir o lead time de atendimento na loja para a troca de vidro em 50%. Como em qualquer setor nós do IMAM acreditamos que a Gestão para a Competitividade é a única saída para reduzirmos custos e agregarmos mais valor aos nossos serviços, para só assim fugirmos da comoditização, ou disputa acirrada por menores preços.

Só a Gestão profissional e séria dos serviços, baseada em aumentar a nossa competitividade diariamente, fará a diferença. Essa gestão começa pelas principais lideranças, as estratégicas, mas deverá atingir a todos os líderes táticos e operacionais, com e sem cargos, através de um sistema de desdobramento de objetivos em indicadores e planos de ações que são implementados e controlados diariamente.

A Filosofia Lean é a base deste modelo, mas não deve estar sozinha e sim muito bem acompanhada por um eficaz sistema de custos e melhorias contínuas, envolvendo a todos, do P ao P, do Presidente ao Porteiro da Empresa. Só assim serão possíveis resultados consistentes e duradouros o bastante para garantir uma vantagem competitiva adequada à sobrevivência.

A maioria das Empresas resolve implementar projetos, somente quando os indicadores financeiros pioram e não pensam em melhorar seus negócios de forma sustentável, ou seja, com lucros acumulados permanentemente.

Só com toda a organização engajada e puxada por um modelo inspirador e vencedor, já que ninguém gosta de trabalhar em Empresas perdedoras, é possível sobreviver a este mercado altamente competitivo.

* Sidney Rago é formado em Engenharia Mecânica pela FEI com MBA em Gestão Empresarial na FGV e extensão na Universidade da Califórnia - EUA.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch