Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A indústria do cyber crime em funcionamento

A indústria do cyber crime em funcionamento

17/12/2017 Tim Berghoff

Roubo de Bitcoins é um recurso de pacote Trojan e pode ser comprado na deep web.

É um fato conhecido que os criminosos cibernéticos querem garantir uma porta de entrada para os sistemas computacionais domésticos e empresariais. As ferramentas disponíveis da deep web são muito fáceis de serem encontradas e isso também não é uma surpresa.

No entanto, nunca deixa de surpreender o quão fácil é adquirir um pacote de malware quase personalizado, sob demanda, para que outros criminosos possam contratar este tipo de ferramenta sem ter que investir tempo em criar os códigos maliciosos. É a indústria do cyber crime em funcionamento.

O njRAT (RAT é Remote Access Tool) é uma estrutura de trojan que compreende muitos recursos que permitem o reconhecimento abrangente de um sistema infectado. Tudo o que um criminoso precisa fazer para isso é criar um software cliente (também conhecido como payload - carga útil) e fazer com que a vítima possa executá-lo em sua máquina.

Todas as funções disponíveis apenas em alguns cliques para ser adicionado (toda ação disponível precisa ser acionada manualmente pelo atacante, neste caso). Assim que o payload for executado em um sistema, o atacante tem carta branca para agir: ele pode forçar o computador a acessar determinados sites (que podem ser atacados com malwares adicionais), e ter acesso total à estrutura de diretórios do sistema.

Se ele desejar, o malware também pode ser propagado através de unidades USB. Isso novamente colocaria um atacante hipotético em uma posição para plantar um backdoor em uma rede da empresa.

Esta possibilidade torna ainda mais importante regular o uso de tais dispositivos, a fim de evitar um comprometimento acidental ou intencional. A versão atual foi batizada de Lime Edition e possui algumas características adicionais, entre elas um captador de Bitcoin. Há também um recurso que permite que a pessoa que controla os PCs comprometidos use todas as máquinas infectadas para executar um ataque DDoS (negação de serviço) contra um determinado sistema (por exemplo, um servidor web).

Apenas alguns cliques são necessários para que todas as máquinas controladas inundem um determinado alvo com solicitações até não conseguir responder. Além disso, a ferramenta agora vem com um módulo de ransomware que atribuiu aos criminosos a capacidade de criptografar um sistema de forma remota e exigir um pagamento de resgate.

Os arquivos criptografados possuem a extensão *. Lime. O malware criado pela ferramenta njRAT foi detectado Win32.Malware.Bavypys.A e o uso de um componente AntiRansomware de uma solução antivírus pode interromper sua atividade. O ideal é confirmar se a solução utilizada possui esta capacidade.

* Tim Berghoff é especialista em Segurança Digital da G Data, fornecedora de soluções antivírus distribuídas no Brasil pela FirstSecuriy.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques