Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ser efetivado em vagas temporárias?

Como ser efetivado em vagas temporárias?

21/12/2017 Astrid Vieira

As vagas temporárias se tornaram atalhos para o mercado de trabalho.

A proximidade do Natal e Réveillon nos lembra que este ano está terminando e, é preciso pensar nos planejamentos para 2018. No entanto, ao mesmo tempo em que a maioria da população já dá este ano como acabado no âmbito das realizações, uma outra parcela de pessoas ainda enxerga oportunidades para o começo de uma nova carreira profissional.

Dados da Fenaserhtt e do Sindeprestem, entidades sindicais de trabalho temporário e terceirização no Brasil, preveem que 111 mil trabalhadores devem ser contratados temporariamente até o fim de 2017, representando um aumento de 9,9% em relação ao ano passado.

No Brasil, o levantamento das entidades também expõe que o setor de serviços deve oferecer 50 mil vagas temporárias, assim o comércio deve gerar 33 mil postos, e a indústria, 28 mil. Ao final do contrato, 19 mil trabalhadores temporários (17,1% do total) deverão ser efetivados.

Em pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), foi constatado que 27,1% dos empresários pretende contratar funcionários para reforçar as equipes de venda. O levantamento também mostra que o setor de comércio de calçados e acessórios é o que deve abrir mais postos de trabalho, sendo que 78,6% das oportunidades são para vendedores.

Segundo a CDL/BH, as lojas de calçados e acessórios serão responsáveis por 52,5% do total de contratações. Com estes dados, surgem as seguintes questões: Existem chances de se conseguir uma vaga no mercado ainda este ano? Vale a pena correr atrás de vagas temporárias? É possível ser efetivado em um emprego temporário? Em um cenário de 191 mil pessoas desempregadas em Belo Horizonte, as vagas temporárias se tornaram atalhos para o mercado de trabalho.

O mês de dezembro é o de maior intensidade na criação de vagas temporárias, devido ao aquecimento econômico causado pelas festas de fim de ano e o pagamento do 13º salário. Penso, que o emprego temporário não deve ser encarado como apenas uma oportunidade momentânea, pois após dois anos de declínio, as contratações devem voltar a crescer neste ano em decorrência de mudanças na legislação trabalhista.

Ao observar que o fim do ano pode ser o melhor momento para agir e identificar uma oportunidade ou alternativa para o abandono do desemprego, sugiro algumas dicas para conseguir uma vaga temporária e a longo prazo, a efetivação de emprego mais sólido. O primeiro passo é a escolha de uma vaga que esteja de acordo com o seu perfil profissional.

O segundo, é preciso ter foco na conquista de uma vaga de emprego, ainda que temporária. E, o terceiro, o candidato deve ter o autoconhecimento necessário para saber quais são suas habilidades, competências e diferenciais. Por fim, aconselho que durante a procura por vagas efetivas, o ideal também é mapear colocações, principalmente, depois do carnaval, quando o mercado aquece um pouco mais.

Após o mapeamento, o candidato deve elaborar um currículo atualizado, consistente e objetivo e, ao conseguir a vaga temporária, ele se mostre alinhado aos propósitos e regras estabelecidas pela empresa e invista no networking, pois mesmo que a empresa não tenha vagas ao final do contrato, os contatos farão com que o candidato seja lembrado.

* Astrid Vieira é diretora da empresa Leaders HR Consultants.



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch