Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educação x mudanças BNCC

Educação x mudanças BNCC

04/02/2018 Sérgio Freire

Educação desconstruída será capaz de formar os profissionais do futuro.

O maior risco que corremos atualmente é o de perder a oportunidade de formar de maneira ampla e completa os profissionais que, em poucos anos, estarão inseridos nas mais diversas atividades, pois os processos de seleção estão cada vez menos focados na formação técnica e cada vez mais no conjunto de habilidades que o candidato consegue desenvolver e aplicar dentro de uma organização.

Mesmo com as recentes reformas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o sistema dos principais vestibulares do País e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permanece com o mesmo escopo, exigindo dos participantes conhecimento amplo e profundo nas matérias tradicionais e horas e mais horas de estudo.

Ou seja, o modelo atual continua sendo uma barreira para que as escolas deem espaço para matérias não tradicionais, como a robótica e STEM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática -, ao invés de garantir apenas a entrada dos alunos nas universidades.

Segundo dados do último Fórum Econômico Mundial, até 2020, mais de 1/3 dos principais conjuntos de habilidades necessários para a maioria dos empregos incluirão aquelas que não são consideradas cruciais hoje. Em muito menos tempo do que imaginamos, precisaremos de profissionais capazes de identificar e compreender problemas, de questioná-los, e de pensar em diferentes cenários e nas respostas possíveis.

E, o maior diferencial será daquele profissional que conseguir desenvolver tudo isso com rapidez e resiliência, compreendendo que a mecânica de tentativa e erro faz parte do processo. Outro dado interessante aponta que 65% das crianças que entram na escola hoje acabarão trabalhando em empregos que ainda não existem – mais um indicativo de que elas devem ser educadas de maneira diferente.

O relatório ainda ressalta que tendências tecnológicas, como a Quarta Revolução Industrial, criarão diversos papéis novos e multifuncionais para os quais os funcionários precisarão de habilidades técnicas, sociais e analíticas. 

chave para moldar estudantes prontos para encarar o novo mercado de trabalho é ensinar aos alunos desde cedo a viver - e aprender - nas interseções. A habilidade mais importante é uma meta-habilidade: a capacidade de se adaptar às mudanças. Aqueles que se adaptarem melhor e mais rápido sairão na frente.

* Sérgio Freire é head comercial da MCassab, distribuidora da LEGO Education no Brasil.



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques