Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel do data center na Indústria 4.0

O papel do data center na Indústria 4.0

30/03/2018 Luiz Caloi

Por necessidade o data center servirá como a espinha dorsal da produção industrial.

A quarta revolução industrial já começou e empresas de todo o mundo correm contra o tempo para entrar na era da chamada indústria 4.0.

Na prática, o processo de digitalização da indústria envolve uma rede física com múltiplos dispositivos conectados, sistemas e plataformas com aplicações que contém tecnologia embarcada para comunicar e compartilhar inteligência uma com a outra, com o ambiente externo e com as pessoas.

O que não é pouca coisa e vai exigir muito esforço de todos os envolvidos, inclusive dos data centers. Sob uma demanda operacional crescente, os data centers são fundamentais dentro deste processo evolutivo. A chegada da Indústria 4.0 potencializa o uso de diversas plataformas para os quais os data centers já vêm se preparando.

Ele não será mais restrito ao departamento de TI no organograma da empresa. Por necessidade o data center servirá como a espinha dorsal da produção industrial. O atual estágio apresenta oportunidades e enormes desafios aos centros de dados, uma vez que o data center passará a ver as aplicações como um todo, o que inclui a sua conexão com áreas como a de processos industriais e a de negócios.

Este novo escopo de atendimento será o grande impacto sobre os data centers, implicando em uma nova fase de serviços gerenciados no portfólio de ofertas aos clientes. Outro desafio, de grande relevância, é o de construir redes para lidar com novos dispositivos conectados. Não é apenas o requisito de largura de banda que vai aumentar, mas a internet industrial vai exigir melhor latência e determinismo dos provedores ao lidar com máquinas de precisão que não podem falhar.

Para acompanhar todas essas mudanças no cenário industrial, os data centers irão se beneficiar da sua própria evolução natural que eles já atravessam há alguns anos por meio da infraestrutura de servidores, redes e storage. As redes SDN (Software Defined Network) são bons exemplos com as quais os centros de dados deverão ganhar mais rapidez, flexibilidade e um sistema mais confiável para seus backbones.

A demanda pela Indústria 4.0 já começa a ser notada no Brasil. Apesar da caminhada ser longa, grandes indústrias por aqui já se movimentam a fim de encontrarem soluções tecnológicas que contribuam para o aumento de competitividade, a garantia de redução de custos e o ganho de eficiência, conectando várias plataformas sob a regência de um modelo digital.

Para competir globalmente, com potências como Estados Unidos e Alemanha, companhias e fornecedores precisam estar em sintonia para que estejam a postos para receberem a demanda de seus clientes e, com isso, atenderem esse processo evolutivo da indústria com mais assertividade.

* Luiz Caloi é diretor de Data Center e Cloud Computing da SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de Tecnologia.

Fonte: Image Comunicação



Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça